20110929
20110928
Os senhores da Goldman Sachs
Afinal, não disse nada de novo...
"The first thing you need to know about Goldman Sachs is that it's everywhere. The world's most powerful investment bank is a great vampire squid wrapped around the face of humanity, relentlessly jamming its blood funnel into anything that smells like money. In fact, the history of the recent financial crisis, which doubles as a history of the rapid decline and fall of the suddenly swindled dry American empire, reads like a Who's Who of Goldman Sachs graduates".
Etiquetas: Alessio Rastani, António Borges, BBC, Goldman Sachs, Matt Taibbi, Rolling Stone
20110924
Para lamento europeu...
Etiquetas: Bilderberg, Parlamento Europeu
O cemitério dos portugueses
O autor italiano leva-nos agora ao fim do Sec. XIX, época de conspirações, onde tudo começou. Ou, melhor dizendo, foi onde tudo acabou. Segundo aquilo que se percebe, estaremos agora a viver os restos de uma conspiração que brotou de várias conspirações baseadas em simples pecadilhos humanos e falsificações com objectivos tão mundanos como o de ganhar algum dinheiro para pagar uma boa refeição. Assim nasceram os "Protocolos dos Sábios de Sião" e se espalhou na sociedade a ideia da "Solução Final", aquela que Hitler iria tentar colocar em prática cerca de 50 anos depois dos actos narrados por Eco. E é depois de Hitler que nasce o Estado de Israel e é ainda assim que hoje temos novos mistérios e conspirações como o 11 de Setembro e um Estado da Palestina ainda por reconhecer. E tudo isto "graças" a um homem que Eco nos apresenta de forma magistral: Simonini.
O início da conspiração nasce com a lenda do "Judeu Errante", que foi aproveitada por Eugène Sue. Simonini leva-nos depois para o seio das tropas de Garibaldi e torna-se no autor do plano para afundar o navio "Ercole", causando a morte do romancista italiano Ippolito Nievo. Seguimos com ele para Paris, onde se cruzam nomes como Maurice Joly, Alphonse Toussenel e Jacob Brafmann. Umberto Eco, através do seu Simonini, fala-nos também da Alliance Israélite Universelle e lembra-nos os nomes de Gougenot des Mousseaux, Herrmann Goedsche e, sobretudo, Osman Bey. Finalmente, há grande destaque à fraude de Léo Taxil.
Pelo meio, retenho e partilho frases desta obra: "O melhor é não possuir qualquer segredo e fazer crer que se possui"; "Enquanto se trabalha para o patrão de hoje, é preciso preparar-se para servir o patrão de amanhã".
O cemitério dos portugueses que dá o nome a este meu texto, é uma referência ao cemitério dos judeus portugueses de Paris onde o falsificador de Umberto Eco confessa ter ido buscar a inspiração para criar a cena do cemitério de Praga que, mais tarde, daria origem aos "Protocolos dos Sábios de Sião". Muito lúdico. Muito luminoso. Muito Eco.
Muito Obrigado.
Etiquetas: 11 de Setembro, Cemitério de Praga, conspiração, Umberto Eco
20110921
20110920
Escadinhas dos Terramotos
- Como?!?!?
- Sim, que vai haver um terramoto no dia 27...
- Mas, em Lisboa? Quer dizer, na zona de Lisboa?...
- Um terramoto que irá atingir Portugal, não sei onde...
- Olha lá, um terramoto não é coisa que se possa prever. Isso deve ser um boato qualquer para distrair da dívida da Madeira...
- Pois! Também pensei o mesmo, mas acontece que quem me disse isso foi uma pessoa ligada à Marinha. Eles sabem de algo que se vai passar no mar...
- A Marinha está metida? Isso agora envolve militares?... Projecto HAARP... De facto, um bom terramoto e abanava com isto tudo. A reconstrução iria criar muitos empregos. E, se houvesse muitas vítimas, diminuía o desemprego. A solidariedade mundial iria ainda ajudar à recuperação económica... Pois, se calhar vai mesmo haver um terramoto... Dia 27, dizes tu?
- Sim, ouvi dizer que vai ser a 27...
- Isso é em que dia da semana?
- Próxima terça-feira. Daqui a oito dias...
- Acho que devias tirar folga nesse dia. Ir visitar o Alentejo profundo. Uma zona plana e segura...
- Pois, se calhar vou mesmo fazer isso...
20110915
Se tens uma opinião contrária à versão oficial vigente e queres manter o teu emprego, cala-te...
Etiquetas: 11 de Setembro
20110910
Uma boa notícia para o dia 11 de Setembro
Etiquetas: 11 de Setembro, Camarate, October Surprise
11 de Setembro - contagem decrescente (IV)
- O medo de uma recessão económica nos EUA leva os dois principais partidos, Republicano e Democrata, a juntarem-se para pensar em mais cortes de impostos.
- Cresce a violência em Israel. Pela primeira vez, um israelita-árabe suicidou-se com uma bomba que explodiu numa estação de comboios, matando três pessoas e ferindo 71.
- No Afeganistão, o líder rebelde, Ahmed Shah Massoud, foi vítima de um atentado. Dois supostos jornalistas argelinos teriam feito explodir uma bomba escondida numa câmara de filmar.
- São divulgadas pelas autoridades portugueses os detalhes dos minutos finais da aterragem de emergência, nos Açores, de um avião da Air Transat.
Etiquetas: 11 de Setembro
20110909
As voltas que a vida dá...
Entre os vários participantes, destaco estes dois...
O primeiro, em baixo, de bigode, é Fernando Farinha Simões. Seria mais tarde detido por tráfico de droga, confessaria depois, em 1995, ter estado envolvido no atentado de Camarate e está actualmente a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Sintra depois de ter sido condenado no caso Margarida Marante, que contou com a jornalista Fernanda Câncio como uma das testemunhas de acusação. O segundo, esse dispensa apresentações...
Etiquetas: Camarate, Fernando Farinha Simões, voltas que a vida dá
11 de Setembro - contagem decrescente (III)
- Os assessores de George W. Bush alertaram para o facto de que o presidente deveria dedicar-se mais a resolver os problemas económicos, caso contrário correria o risco de, à semelhança do seu pai, cumprir apenas um mandato na Casa Branca. Ao fim de quase um ano como presidente W. Bush demorava também a surgir como "comandante" da Nação.
- Foi finalmente decidido o texto final da conferência do Racismo em Durban. As delegações dos EUA e de Israel, entretanto, retiraram-se durante os trabalhos em protesto contra as nações áreabes que insistiam em apontar Israel como Estado racista devido à questão palestiniana.
- Um texto de opinião do "New York Times" analisava a missão do novo director do FBI depois de escândalos como a descoberta de um agente que vendera segredos aos russos e ainda a polémicas sobre os milhares de documentos que não foram disponibilizados aos advogados de defesa do bombista de Oklahoma, Timothy McVeigh.
Etiquetas: 11 de Setembro
20110908
11 de Setembro - contagem decrescente (II)
- Em Israel, o primeiro-ministro, Ariel Sharon, duvidava do sucesso das futuras conversações de cessar-fogo com o líder palestiniano, Yasser Arafat.
- A taxa de dezemprego nos EUA aumentou, no espaço de um mês, de 4,5% para 4,9%. Foi o mais alto aumento desde 1995. Temia-se o risco de uma recessão económica.
- A embaixada norte-americana no Japão lançou um alerta para possíveis ataques terroristas a bases militares no Jpaão e a locais frequentados por militares dos EUA. Um aviso semelhante foi também feito na Coreia do Sul.
- O Senado norte-americano decidiu cortar 1,3 mil milhões de dólares na proposta do presidente Bush para um sistema de defesa anti-míssil. Donald Rumsfeld criticou a decisão.
- Uma crónica do "New York Times" traçou um retrato negativo da administração Bush, afirmando que nenhum dos elementos conseguiu corresponder às expectativas. Condoleezza Rice era a excepção.
Etiquetas: 11 de Setembro
20110907
11 de Setembro - contagem decrescente...
7 de Setembro de 2001:
- A União Europeia denunciou a espionagem ilegal feita pelos norte-americanos a empresas europeias através do sistema de vigilância electrónica Echelon. O relatório era a conclusão do trabalho da comissão presidida pelo eurodeputado português do PSD, Carlos Coelho.
- No Afeganistão, os Taliban ameaçavam matar oito europeus acusados de propagandear o cristianismo.
- Vários habitantes de Washington telefonaram para a polícia na noite anterior, alarmados, a perguntar se a capital dos EUA estava a ser bombardeada. Mas, era apenas um fogo-de-artifício em honra da visita do presidente do México.
- O governo do Iraque anunciou a expulsão de oito funcionários das Nações Unidas acusados de espionagem.
- No Pentágono, realizou-se um "jogo de guerra" destinado a avaliar a prestação militar dos EUA em caso de ter de invadir um País e ser ainda forçado a lutar contra um segundo adversário, ao mesmo tempo que preparava regras para a segurança interna. Este teste destinava-se ainda a negociar o aumento do orçamento militar.
Um homem de 44 anos foi detido pelos serviços secretos quando tentava invadir a Casa Branca.
Uma unidade de luta anti-terrorista do FBI fez uma rusga a um empresa informática no Texas que, alegadamente, albergava vários endereços electrónicos islâmicos.
Etiquetas: 11 de Setembro
Lockerbie na origem dos ataques à Líbia
Etiquetas: Lockerbie, Susan Lindauer
20110906
20110902
Acampada no Rossio - O Filme
Etiquetas: "Portugal e o Futuro", Bilderberg, D. Pedro IV, O Fim da Democracia, Pinto Balsemão, povo desgraçado sem conhecer a causa histórica de isto tudo andar assim, Rossio
20110901
Grande Reportagem
Etiquetas: Bairro Negro, Carlos Narciso, Mário Lindolfo