20060531

Sugerência...

Blair Witch in Sintra

Be afraid...
(respigado do Dissidente Pátrio)

À venda "on-line"

Para quem quiser comprar "on-line" o livro "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'", pode, por exemplo, ir à loja virtual da FNAC

Divulgação de "A Mensagem Brown"

Então apontem nos vossos calendários:

Dia 4, domingo à noite, presença no programa televisivo ao vivo "Herman SIC", na SIC.

Dia 10, sábado, sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, entre as 16 e 17 horas na tenda dos pequenos editores (ao fundo, do lado esquerdo de quem desce a feira, no início, à direita de quem sobe).

20060529

Bravo Paulo!

Para quem ainda não sabe...

Quem ainda não sabe quem eu sou e não conhece aquilo que sei e já dei a saber - mesmo correndo riscos de reputação e financeiros (mas só assim é que sei viver...) -, e não teve oportunidade de estar na passada sexta-feira na FNAC de Santa Catarina, no Porto, pode procurar o livro "Eu Sei Que Você Sabe - Manual de Instruções para Teorias da Conspiração", ou regressar mais vezes a este blog. Aproveito para avisar os novos leitores, assim como os mais fiéis seguidores deste "Para Mim", que estou a preparar um livro que será a continuação do "Eu Sei" e baseado em muito do que tem sido dito aqui.

20060528

Mensagem em Janeiro

No "Primeiro de Janeiro" de hoje...

Receitas para bolos típicos da Jamaica

Uma das expressões que causou alguma curiosidade a propósito do meu novo livro "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'", foi "a receita do bolo típico da Jamaica".
O Fernando Gouveia, por exemplo, foi um dos que se manifestou sobre o assunto.
Essa expressão, quando a uso no livro, serve para demonstrar que estou consciente de que podemos encontrar o que quisermos em qualquer livro no mundo e que a numerologia dá para tudo, até para descobrir "a receita de um bolo típico da Jamaica".



Sei que é um risco para a reputação jornalística estar a defender a ideia de um código dentro do "O Código da Vinci" - onde poderá haver depois quem pense que sou "o tipo a quem até o professor Karamba chama charlatão"!
Não posso evitar que pensem assim mas, apesar dos riscos, acho que descobri uma receita única e original dentro dos códigos matemáticos que Dan Brown ensina ao longo dos 105 capítulos do seu livro... Para além, obviamente, das receitas do "Jamaican Mystery Cake" e do "Jamaican Surprise Cake"!

20060527

Blog "A Mensagem Brown"

Para explicar a génese do meu mais recente livro, "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'", criei um blog de "post" único:"amensagembrown.blogspot.com".

Tiago de Ouro

Na revista "Notícias Sábado" de hoje, uma edição conjunta do "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias", há uma página de sátira intitulada "Massa Crítica" assinada por Tiago Rodrigues, que escreveu o seguinte a propósito de mim e do meu mais recente livro:




Achei imensa piada a este texto (A sério! Ser alvo de sátira é uma distinção reservada a poucos!...), e é óbvio que a opinião do Tiago reflecte bem o desconhecimento que grande parte da população portuguesa tem sobre os meus trabalhos anteriores, como o "Eu Sei Que Você Sabe - Manual de Instruções para Teorias da Conspiração". Sei que apenas um punhado de amigos e de leitores dos meus livros e deste blog (que são cada vez mais!) tiveram a oportunidade de conhecer as outras verdades que revelei. Mas, tranquilizem-se, pois acho que o Tiago já se está a informar sobre quem é o Frederico Duarte Carvalho!...

P.S. E que tal o amigo leitor deste blog enviar um e-mail ao Tiago Rodrigues (tiago-mail@sapo.pt) e dar-lhe a saber em que medida o meu trabalho tem sido importante?!

20060525

Brasil não fala português...

Uma pessoa amiga contactou um jornalista no Brasil no sentido de ser divulgado o meu livro sobre o código dentro do "O Código da Vinci". O jornalista recusou a ideia. Está no seu direito, contudo a razão pelo qual a recusa foi feita é que, sinceramente, pareceu-me preocupante: "O código fala de Portugal e não do Brasil", terá justificado o jornalista brasileiro. Sem querer soar colonialista, mas a língua que se fala no Brasil não é a língua do "Porto do Graal"? Quem sabe se o Santo Graal não foi levado para o Brasil? E quem não nos diz que o tesouro encontrado pelos Templários em Jerusalém há mil anos não era um mapa com a localização do Brasil, daí a necessidade de conquistar um país na Europa, a Lusitânia, para se construir o "Porto do Graal"? Pois é, enquanto houver gente que não está disposta a encontrar-se no passado e recusa conhecer a História das suas raízes, então não há futuro...

Grita justiça

The Code inside the "Da Vinci Code"

For my English readers...

I've just published a book in Portugal about a secret code inside the Da Vinci Code. It's the first book that goes far further than any other related work about Dan Brown's writings.

I'm an investigative journalist and I searched for an answer to the logical question: did Dan Brown - despite his book's description of "codes inside codes" and hidden messages in works of art - find himself lured by that obvious temptation to insert his own code and message inside the Da Vinci Code?

The answer is yes!

And I believe I have found it!

The result of my analysis into Dan Brown's bestseller is set out in fictional form in my book about two "Village Voice" journalists; they are contacted by a mysterious Portuguese teacher, who inspires them to discover the hidden message inside the Da Vinci Code...

Now, for some clues, just think about this:

Portugal is mentioned in chapter 5, during bishop Aringarosa's aeroplane journey from New York to Rome. Very few Portuguese know today that a possible origin for their country's name is "Port du Graal" - "The Port of the Grail"...

Being Portuguese, this was my first clue...

In chapter 10, there's a second reference to the bishop's aircraft journey, just telling us that his flight number is 1618, which is the "Divine Proportion" number (explained in chapter 20, double of 10).

Later, in chapter 22, there is a third and final mention of this plane trip, when the bishop arrives at Leonardo da Vinci airport in Rome - of course "Da Vinci" is the name of the code...

Now, what do you discover when you add these three chapter numbers together?

Chapter 37... Read the last word of this chapter and see where this plane journey has taken you to...

Read chapter 37 and look for the other alternative places where the Knights Templar might have sought refuge...

Check out what the authors of the "Holy Blood Holy Grail" said about this !!! ...

20060523

Convite para sexta-feira, dia 26, às 18 horas, na FNAC de Santa Catarina - Porto

Convido todos os leitores deste blog e seus amigos a estarem presentes na FNAC de Santa Catarina, no Porto, a partir das 18 horas desta sexta-feira, dia 26, para assistirem à apresentação dos meus últimos livros



E com especial "destak" para o mais recente:


"Destak" - 23 de Maio de 2006, pág. 10

G'anda festa! Enfim...

O "24 Horas" anda distribuir peças para o jogo "Party&Co".
Hoje descobri estas perguntas:



Fiquei assim a saber que os prémios Nobel da Literatura destinam-se a premiar uma única obra e não o conjunto da vida e produção literária de um escritor. Depois, como até sou um gajo do Porto, fiquei preocupado pois afinal andei todos estes anos a celebrar o feriado municipal, dia de S. João, um dia depois, a 24 de Junho... Só me resta mesmo desejar "um grande Zé Povinho" para os excelsos autores destas perguntas!

Como destruí a campanha de Carrilho

Estive ontem a assistir ao vivo ao programa "Prós e Contras" dedicado ao novo livro de Manuel Maria Carrilho, "Sob o Signo da Verdade".
Face a certas "verdades" que fui obrigado a ouvir, aqui deixo as minhas impressões tanto mais que há factos onde estive envolvido pessoalmente. Se Carrilho diz que houve jornalistas que destruíram a sua campanha à Câmara de Lisboa, leia o que eu escrevi e avalie por si mesmo...

Para começar, aquela história dos cartazes invertidos, fui eu quem deu a notícia em primeira mão aqui neste vosso blog preferido:

27 de Abril de 2005 - "E tinha de ser um gajo do Porto a ver isto..."...

29 de Abril de 2005 - "A invertida imagem dos valores democráticos"...

Aliás, como se viu depois, esta até foi a segunda capa do "24 Horas" que mais vendeu no ano de 2005...

E ainda esta "acha para a fogueira":

4 de Maio de 2005 - "Dia de Luto"...

Citou-se Salazar no programa, para fazer uma comparação entre as palavras de Carrilho e outras proferidas há anos pelo ditador. Tive de me rir (como dizia um amigo meu!...), pois também escrevera isto há uns tempos:

17 de Maio de 2005 - "Afinal Salazar é um bom exemplo para os socialistas..."...

Depois, Carrilho queixa-se da exploração que fizeram do vídeo de campanha onde o filho surge durante um minuto num trabalho de 13... Caramba, então não sabe que 13 é número de azar? Podia ter feito 12 minutos. Na altura até escrevi isto:

12 de Junho de 2005 - "Quem tem filho tem Carrilho"...

Quando Carrilho tenta dar uma de sério e diz que os jornalistas não dão o mesmo tratamento jornalístico à sua mulher como fazem com as de outros políticos, então recordo isto:

11 de Agosto de 2005 - "Sobre a seriadade de uns e outros..."...

A história da casa-de-banho... Sobre isso ainda há muito para se escrever. Para já, foi essa história que provocou o não aperto de mão de Carrilho a Carmona Rodrigues no fim do debate na SIC-Notícias. Terá sido aí o ponto de viragem e o descalabro final do candidato socialista. Pacheco Pereira analisou bem quando disse que Carrilho não deveria depois ter apertado a mão a Carmona Rodrigues, três dias mais tarde, apenas porque desta vez estava num acto público... Uma questão de coerência. Concordo e recordo o momento conforme aqui o registei:

16 de Setembro de 2005 - "Ordinário"...

E explico ainda que o senhor Carrilho, se não é mentiroso, então parece, pois nunca o "Tal&Qual" foi a tribunal para ser julgado devido ao que se escreveu sobre as obras na casa-de-banho no Palácio da Ajuda e, ao contrário da impressão com que, por exemplo, ficou Ricardo Costa, não houve nunca uma sentença que tenha "transitado em julgado". Houve, isso sim, um acordo extra-judicial que o jornal fez para encerrar o assunto com o político devido ainda a uma série de artigos anteriores ao da casa-de-banho. Carrilho acusava o jornal de conspiração contra si e nunca desmentiu a história que agora diz ter sido "resolvida em tribunal"!...
A história da casa-de-banho prevalece, por muito que isso incomode o político!

19 de Setembro de 2005 - "Quando o 'Tal&Qual' fazia jornalismo..."...

E ler ainda uma crónica do então chefe de redacção do "Tal&Qual", José Paulo Fafe, que, apesar dos quase nove anos de distância, está bem actual!

20 de Setembro de 2005 - "Para memória futura, vinda do passado..."...

E, para conhecer uma outra história por detrás disto tudo:

24 de Setembro de 2005 - "Qual papel?!"...

Piratas dão à costa!

Na passada quinta-feira chamei aqui a atenção para a possibilidade de haver DVD's piratas nas malas de Nuno Gomes e Petit... Ainda bem que havia mais gente atenta!...


Um código do Carrilho!

O "Bokarras" presenteou-me com este código do Carrilho que tenho mesmo de reproduzir com devida vénia ao autor - Pedro Boucherie Mendes.

- Querem ver que o Carrilho e o Dan Brown estavam feitos um com o outro?
- Querem ver que o famoso "Código de Da Vinci" foi um instrumento de campanha para Carrilho poder ganhar as eleições em Lisboa?
- Ou será que foi exactamente o contrário e Dan Brown contribuiu, também ele, para que Carrilho fosse derrotado?
Então vejam...

Há várias pistas que nos levam a descobrir quem tramou Carrilho na corrida a Presidente da Câmara de Lisboa. Está tudo no livro "Sob o signo da Verdade"... mas codificado em paralelo com o livro de Dan Brown "Código Da Vinci". E não acredita... verifique...

1ª Pista
O filho de Carrilho chama-se Dinis.
O Rei D. Dinis morreu com 46 anos.
Pág. 46 do Código Da Vinci:
Aparece a palavra "Portugal".

2ª Pista
A palavra Carrilho tem 8 letras.
Avançamos 8 páginas.
Pág. 54 do Código Da Vinci:
Aparece "campanha da difamação".

3ª Pista
O livro de Carrilho tem 207 Páginas
Pág. 207 do Código Da Vinci:
Aparece "Toda a gente adora uma conspiração".

4ª Pista
Clara Ferreira Alves foi muito criticada por Carrilho e aparece no livro de Carrilho na página 167
Pág. 167 do Código Da Vinci:
Aparece "A preciosa verdade perdeu-se para sempre".

5ª Pista
Emídio Rangel é apoiante de Carrilho e aparece na página 78 do livro de Carrilho.
Pág. 78 do Código Da Vinci – aparece o recado de Rangel para Carrilho
"Professor… as consequências poderiam ser desastrosas para si."

6ª Pista
Quem tramou realmente Carrilho ?
O filme de Carrilho na campanha tinha 13 minutos.
Somamos à página 78, os 13 minutos do filme e vamos para a página 91
Pág. 91 do Código Da Vinci
Aparece "P.S. - P.S. - P.S."

E como diz o outro... Isto é mesmo verdade, não é só publicidade!

Afinal não deviam ter feito o filme "O Código Da Vinci", mas sim "O Código de Carrilho".


..............

Um aviso didáctico: Como viram neste excelente exemplo humorístico, a numerologia dá para tudo. Esta é a tal "receita de bolo típico da Jamaica". Porém, no meu livro "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'", as progressões matemáticas que faço são entre os capítulos e não entre os números das páginas da edição portuguesa. Os números dos capítulos, ao contrário dos números das páginas, serão sempre os mesmos em todos os países independentemente da língua em que a tradução tenha sido feita. Os números das páginas já mudam... Ou seja, o meu código não se baseia apenas nos números que encontraremos na edição portuguesa, mas é algo que pode ser encontrado em todos os 40 milhões de exemplares do "O Código da Vinci" espalhados pelo mundo, desde os EUA à Rússia...

20060522

Hoje às 19 horas na "Prova Oral" - Antena 3

Para quem quiser ouvir-me hoje, entre as 19 horas e as 20 horas, no programa "Prova Oral" a falar sobre "o código dentro do 'O Código da Vinci'", pode ouvir a emissão directamente do site da Antena 3.

20060521

Memórias "Tal&Qual" - Pinto da Costa e Maria Elisa



"Tal&Qual", 12 Junho de 1997

Ainda sobre os piratas...

Depois de ter chamado a atenção para os DVD's piratas que alegadamente os jogadores da selecção nacional levam na mala para a Alemanha, soube que alguém mais terá já questionado os rapazes sobre o assunto. Vamos a ver se, entretanto, isso vai ser notícia... E há ainda este texto do JN de hoje: "Pirataria leva clubes de vídeo à falência"
.

20060519

Mensagem passa na Antena 3

Na segunda-feira, dia 22, vou regressar ao programa "Prova Oral", na Antena 3, para falar sobre o meu código dentro do código. Vai ser entre as 19h e as 20h.

26 de Maio - FNAC de Santa Catarina - Porto



20060518

A mensagem já está está no domínio público... e com destaque!

Depois da estreia na revista Premiere, a mensagem chegou hoje, 18 de Maio de 2006, à página 5 do "Público":



E também está em "Destak", na pág. 4:



P.S. Também no passado dia 17, a Agência Lusa referiu-se ao meu livro num trabalho mais alargado sobre "O Código da Vinci":

Lisboa, 17 Maio (Lusa) - O romance "O Código Da Vinci", de Dan Brown, tornou-se um negócio que extrapola em muito o êxito do livro, incluindo as "obras paralelas", os roteiros de viagem para turistas e a inevitável adaptação do cinema, que estreia quinta-feira.

Editado originalmente em 2003, "O Código Da Vinci" já vendeu mais de 40 milhões de exemplares e está traduzido em 44 idiomas.

Em Portugal, o romance, publicado pela Bertrand em 2004, vai na 36ª edição, com 469 mil exemplares vendidos, e outros livros do autor seguem-lhe na esteira, com "Anjos e Demónios" a caminho dos 205 mil exemplares, e "A Conspiração" nas 153 mil cópias, segundo a editora.

A "Fortaleza Digital", o último romance de Brown editado em Portugal, mas que foi o primeiro lançado pelo autor, já vendeu mais de 88 mil livros, existindo ainda "O Código Da Vinci Ilustrado", com 8.900 exemplares vendidos, e "Anjos e Demónios Ilustrado", que vai nas 2.800 cópias.

Aproveitando a estreia do filme, a editora Bertrand vai ainda publicar esta semana dois novos títulos, "O Código Da Vinci - Making Of" e "O Código Da Vinci - Diário de uma Viagem".

Ao tornar-se um êxito editorial, o livro foi secundado por uma série de obras, umas contestando a veracidade de informações nele contidas, outras brincando com o seu enredo e outras tantas prometendo esclarecer onde acabam os factos e começa a ficção.

"A Fraude de O Código Da Vinci", de Carl Olson e Sandra Miesel, "Guia Essencial de O Código Da Vinci - Conheça as Histórias, As Lendas, Os Lugares", de vários autores, "O Código Da Vinci Descodificado - O Guia Não Autorizado dos Factos por Detrás da Ficção", de Simon Cox, são algumas dessas obras.

Da lista de exemplos constam ainda "O Código Stravinci", um registo de humor por Toby Clements, e "Verdade e Ficção em O Código Da Vinci", de Bart Ehrman, tendo também inundado as livrarias vários volumes sobre os Templários e a demanda do Santo Graal, abordados no livro de Brown.

As reacções do Movimento Opus Dei, o processo por roubo de ideias que foi instaurado a Dan Brown por Michael Baigent e Richard Leigh, dois dos autores de "O Sangue de Cristo e o Santo Graal" (original de 1982), e a rodagem do filme têm alimentado a controvérsia aberta pelo romance, em lugar de esgotar o tema.

E eis que, na iminência da estreia do filme em 85 salas de cinema nacionais, alguns autores portugueses resolveram divulgar as suas interpretações para os mistérios contidos no livro.

Nuno Crato, Carlos Pereira dos Santos e Luís Tirapicos assinam "A Espiral Dourada: Coelhos de Fibonacci, Gnómones, Pentagramas, Cifras e Outros Mistérios Matemáticos d'O Código Da Vinci", que é lançado hoje na livraria Bertrand do Centro Vasco da Gama, em Lisboa.

Partindo de várias referências do livro de Brown, a obra revela como Vénus pode desenhar no céu uma estrela de cinco pontas, o que é a Linha da Rosa, como se mede o tempo solar e conta que o número de ouro traça uma curva que os matemáticos chamam de espiral dourada.

Também o jornalista Frederico Duarte de Carvalho lançou recentemente "A Mensagem Brown - O Código dentro do Código Da Vinci", onde afirma ter encontrado no livro do escritor norte-americano uma sequência matemática que remete para Portugal.

Será Portugal o "Porto do Graal" é a questão levantada por Frederico Duarte de Carvalho neste livro que, assumindo a forma de um romance, relaciona "O Código Da Vinci" com a literatura, a história e os mitos portugueses.


Mas as editoras que editam livros relacionados com "O Código Da Vinci" não são as únicas entidades a retirar dividendos do fenómeno, pois o livro deu origem a roteiros efectivos, aproveitados por hotéis e museus para cativar turistas.

A cadeia hoteleira Novotel promove um programa especial para os fãs do livro que queiram seguir o percurso das personagens Robert Langdon e Sophie Neveu pelas cidades de Londres, Edimburgo, Paris e Amboise, havendo nestas duas últimas cidades programas especiais dedicados ao mistério do livro e ao génio de Leonardo Da Vinci.

Já em 2004, o sucesso do romance mudava as rotinas de museus em Paris e Milão e levava a alterações em guias turísticos.

Ao combinar as pinturas de Leonardo Da Vinci com arquitectura e história da arte, simbologia religiosa e pagã e sociedades secretas, a trama de Brown propõe uma diferente interpretação dos quadros "Mona Lisa" e "A Última Ceia".

Um enredo que cativou novos visitantes para o Museu do Louvre, em Paris, onde se encontra a tela "Mona Lisa", e para a Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, que acolhe a imagem da última refeição de Jesus e dos Apóstolos.

A dimensão do fenómeno fica bem patente no recorde de visitantes do Louvre, que em 2005 recebeu 7,3 milhões de turistas, um número que é também o mais elevado de todos os estabelecimentos culturais da França e do mundo, segundo cálculos da direcção do museu.

HSF.

Serão piratas?!

Desculpem lá uma coisinha... Mas acabei de ver na SIC Notícias uma reportagem do Nuno Luz sobre a partida dos jogadores da selecção nacional de futebol para o Mundial da Alemanha onde o jornalista perguntou a vários jogadores o que levavam na mala.
Nuno Gomes disse que levava um leitor de DVD portátil e o jornalista inquiriu sobre os filmes que ele escolheu. A resposta foi o mais recente com Sharon Stone, o "Instinto Fatal II" e ainda o "Missão Impossível", que presumo ser o III. A minha dúvida é esta: Com filmes tão recentes, será que aquilo são cópias piratas?
Depois, o jornalista foi ver a mala de Petit, que a abriu para as câmaras onde reparei que, entre outros, havia lá o filme "The Producers", outro filme igualmente recente...



Se são ou não cópias piratas, nada me espanta... Só fico é espantado comigo mesmo quando vejo que já não me espanta que os jornalistas não denunciem isto...

20060517

A moda dos códigos

Quero aqui esclarecer que o meu próximo livro, "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'" não é "mais um" livro para explorar o sucesso de vendas do original de Dan Brown. Pura e simplesmente, nenhuma das inúmeras obras dedicadas a descodificar o código ou a explicar os erros do autor, avançou com uma resposta à mais óbvia das perguntas: Será que Dan Brown, depois de explicar que há obras de arte que escondem mensagens, não resistiu também ele à ideia de esconder uma mensagem dentro do seu "código"?
Eu respondo a esta pergunta e demonstro que existe mesmo uma mensagem no "O Código da Vinci" e que, inclusive, envolve Portugal, o "Porto do Graal", assim como o V Império defendido por Fernando Pessoa.
O senhor Dan Brown, depois deste meu livro, vai ter muita coisa para explicar... Finalmente!

Serve este texto para dizer que me ri imenso com a crónica do Nuno Markl!......

20060516

O que eu sei do Carrilho...

Apesar de ter sido eu a dar o tiro de partida para as "surpresas" que Manuel Maria Carrilho teve durante a campanha eleitoral, ele não mencionou o meu nome no livro onde ataca a Comunicação Social... Fez bem, pois ele sabe que eu sei que ainda está por explicar o desaparecimento de um certo papel num notariado da República Dominicana...

Ó pá! Agora é vamos ver isso!!!!....

"O Ministério da Defesa norte-americano aceitou tornar público um vídeo que mostra um avião a despenhar-se sobre o Pentágono a 11 de Setembro de 2001, anunciou hoje a associação Judicial Watch (...) 'Esperamos que este vídeo ponha fim às teorias da conspiração ligadas ao voo 77 de American Airlines', declara o presidente de Judicial Watch, Tom Fitton (...) Várias teorias da conspiração foram tornadas públicas depois do 11 de Setembro. O francês Thierry Meyssan, da associação anti- religiosa Rede Voltaire, afirmou que nenhum avião se teria despenhado sobre o Pentágono"...

Mais um segredo revelado!

Enquanto não há livros do código dentro do código, deixo-vos com o segredo da francesinha!




Não sei se repararam, mas um dos ingredientes, para além da cerveja, é vinho do Porto!...

20060512

Soluções do passatempo

Vou então apresentar as soluções do passatempo iniciado no domingo e destinado a premiar um leitor com um exemplar do meu próximo livro.

Teste 1 - Primeiro Dia
Cinco perguntas de um ponto cada:

1 – O primeiro poema do poeta português Fernando Pessoa foi uma quadra escrita quando ainda era um menino de apenas sete aninhos e é dedicado à sua mãe (hoje, nem de propósito, é dia da mãe). O poema, intitulado "À minha querida Mamã", reza assim: "Ó terras de Portugal / Ó terras onde nasci / Por muito que goste delas / Inda gosto mais de ti". Quais eram os dois primeiros nomes da mãe de Fernando Pessoa?

Resposta: Maria Madalena

2 – Vasco Fernandes era o seu verdadeiro nome e num museu de uma cidade de Portugal está exposta a sua pintura da "Última Ceia". Qual é o nome desse museu e em que cidade podemos encontrá-lo?

Resposta: Museu Grão Vasco em Viseu

3 – Em que ano faleceu "Monteiro dos Milhões"?

Faleceu em 1920 (Augusto Carvalho Monteiro, mais conhecido como "Monteiro dos Milhões" era o proprietário da Quinta da Regaleira)

4 – Em Portugal, onde podemos encontrar o "Banco do 515"?

Resposta: No Palácio da Regaleira.

5 – No livro "O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos, o personagem principal, que é professor universitário, anda quase 100 páginas da obra à procura de um livro do filósofo Michel Foucault que lhe dê a resposta à pergunta "QUAL O ECO DE FOUCAULT PENDENTE A 545?". Finalmente, na página 285 do "O Codex 632", o tal professor universitário encontra numa livraria o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco, que José Rodrigues dos Santos explica ser "a última obra do mesmo autor", justificando assim a ignorância do professor universitário face à tão óbvia mensagem que associava "Foucault" e "Eco". Ora, sabendo que a história se passa no ano 2000 (três meses antes da data da Descoberta do Brasil), será que esta menção de José Rodrigues dos Santos à obra de Umberto Eco como sendo "a última obra do mesmo autor" estará correcta? Afinal, em que ano foi editado pela primeira vez o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco?

Resposta: 1988

Teste 2 Segundo Dia
Cada nome correctamente identificado equivale a um ponto

Solução:
1 - Carvalho da Silva
2 - Vítor Ramalho
3 - Mário Soares
4 - Vicente Jorge Silva
5 - Jorge Lacão
6 - Luís Capoulas Santos

Teste 3 Terceiro Dia
Su Doku correctamente preenchido equivale a cinco pontos

Coluna 1 - 1 4 3 6 5 2
Coluna 2 - 2 6 1 4 3 5
Coluna 3 - 5 2 6 1 4 3
Coluna 4 - 4 3 2 5 6 1
Coluna 5 - 3 5 4 2 1 6
Coluna 6 - 6 1 5 3 2 4

Teste 4 Quarto Dia

Coluna 1 - 6 3 2 4 1 5
Coluna 2 - 1 2 4 5 3 6
Coluna 3 - 5 4 6 1 2 3
Coluna 4 - 3 1 5 6 4 2
Coluna 5 - 4 5 3 2 6 1
Coluna 6 - 2 6 1 3 5 4

Teste 5 Quinto Dia
Cinco pontos

O número que se segue ao 19 é o 200, pois é uma sequência de números começados pela letra "D".

O vencedor será contactado por e-mail.
Durante os cinco dias houve quem tivesse respondido sempre certo ao desafio diário e tenha obtido a pontuação máxima, 25 pontos. O critério de desempate, conforme anunciei, foi rapidez com que enviaram as soluções certa. Contudo, ontem recebi uma série de respostas com todos os desafios de alguns "bons portugueses" que deixaram tudo para a última da hora. Resolvi separar assim as águas e, dentro desses, também irei premiar aquele que as mandou mais depressa.
A todos os que participaram mas não ganharam nada, o meu muito obrigado pela participação, mas se puderem comprar o livro, prometo depois que lhes faço uma dedicatória devidamente personalizada numa qualquer sessão pública onde possam estar presentes. Só precisam de se identificar como sendo um dos participantes do passatempo!
Um abraço a todos e obrigado pela preferência neste blog que também é vosso.

20060511

JÁ O TENHO NA MÃO!!!! CHEGA ÀS LIVRARIAS A PARTIR DO DIA 20!!!!!

Fui hoje buscar à editora os primeiros exemplares do livro "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'". O livro onde explico o código matemático dentro do livro de Dan Brown e que envolve Portugal, o "Porto do Graal". O livro já existe fisicamente para ser consultado pelos jornalistas, mas a distribuição só deverá colocá-lo ao alcance do grande público a partir do dia 22. Já sabem que, entretanto, um leitor deste blog pode ganhar uma cópia devidamente personalizada se responder correctamente aos cinco testes diários que aqui coloquei desde domingo. Até ao fim do dia de hoje ainda vão tempo de responder aos desafios. Amanhã revelarei as soluções.





PASSATEMPO "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'" DIA 5

Chega hoje ao fim o passatempo iniciado no domingo destinado a premiar um leitor deste blog com um exemplar devidamente personalizado do meu próximo livro, "A Mensagem Brown - O Código Dentro do 'O Código da Vinci'".
As respostas aos cinco testes, para quem ainda não as enviou, podem ser dadas durante o dia de hoje. Amanhã, por volta do meio-dia revelarei as soluções e enviarei um e-mail ao vencedor.

Para já, a pergunta final que vale cinco pontos:

TESTE nº 5 - Quinto Dia

Qual é o número que deverá vir a seguir?

2, 10, 12, 16, 17, 18, 19

20060510

PASSATEMPO - "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'" - DIA 4

O quarto dia, como foi dito, é mais um Su Doku. Amanhã será a pergunta final. O leitor que tiver respondido correctamente ao maior número de testes, já sabe, irá receber um exemplar devidamente personalizado do meu próximo livro.

TESTE nº 4 - Quarto Dia

1 - Preencha as seis colunas horizontais e verticais com números de 1 a 6. Não precisam, obviamente, de estarem ordenados.

2 - Os números não podem coincidir em ambas colunas. Ou seja, se uma coluna na horizontal já tem, por exemplo, o nº 2 , então essa coluna não poderá voltar a ter esse número no seu prolongamento horizontal e vertical.

3 - Reparará que há limites de zonas assinaladas por traços mais escuros. Pois bem, os números também não podem ser coincidentes dentro dos limites dessas áreas.

4 - Para enviar a sua resposta poderá imprimir esta imagem, preenchê-la, digitalizá-la e enviar como anexo por e-mail, ou então, se preferir, pode simplesmente escrever os números das sequências nas colunas horizontais:

Coluna 1 - x, 3, 2, x, x, x
Coluna 2 - x, x, 4, x, x, 6
Coluna 3 - x, x, x, x, x, 3
Coluna 4 - x, 1, 5, x, x, x
Coluna 5 - x, x, x, 2, x, x
Coluna 6 - x, x, x, x, x, x



20060508

PASSATEMPO - "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'" - DIA 3

O teste do terceiro dia, conforme anunciado é um jogo de Su Doku. E amanhã haverá outro dentro do mesmo género. Depois virá a pergunta final. Já sabem que o prémio final dos cinco testes será o meu próximo livro devidamente personalizado. Se ainda não mandou as suas respostas saiba que pode fazê-lo até ao fim do dia 11. Só nessa altura é que serão somados todos os e-mails com as participações.

TESTE nº 3 - Terceiro dia
(Cinco pontos para quem conseguir resolvê-lo)

1 - Preencha as seis colunas horizontais e verticais com números de 1 a 6. Não precisam, obviamente, de estarem ordenados.

2 - Os números não podem coincidir em ambas colunas. Ou seja, se uma coluna na horizontal já tem, por exemplo, o nº 2 , então essa coluna não poderá voltar a ter esse número no seu prolongamento horizontal e vertical.

3 - Reparará que há limites de zonas assinaladas por traços mais escuros. Pois bem, os números também não podem ser coincidentes dentro dos limites dessas áreas.

4 - Para enviar a sua resposta poderá imprimir esta imagem, preenchê-la, digitalizá-la e enviar como anexo por e-mail, ou então, se preferir, pode simplesmente escrever os números das sequências nas colunas horizontais:

Coluna 1 - x, x, x, 6, 5, x
Coluna 2 - 2, x, x, x, x, x
Coluna 3 - x, x, x, x, 4, 3
Coluna 4 - 4, 3, 2, 5, x, 1
Coluna 5 - x, 5, x, 2, 1, x
Coluna 6 - x, x, 5, x, x, x

Bom jogo!

PASSATEMPO - "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'" - DIA 2

Para quem ainda não sabe, dei início a um passatempo dedicado ao lançamento do meu próximo livro. Consiste em cinco testes ao ritmo de um por dia. Ontem foi dado o primeiro passo com um quiz de cinco perguntas. E hoje é a vez da prova de reconhecimento. Amanhã e quarta-feira haverá testes de Su Doku e, no dia 11, quinta-feira, será feita uma única pergunta.
Não deixem de participar, pois podem vir a receber um livro "A Mensagem Brown - O Código dentro do 'O Código da Vinci'" devidamente personalizado.

TESTE nº 2 - Segundo Dia

Prova de reconhecimento
(Cada personagem correctamente idenficada equivale a 1 ponto)

Observe com atenção a seguinte "Última Ceia". Teve lugar no Rossio a 22 de Março de 2003, no fim da manifestação contra a invasão do Iraque. Faça a correcta correspondência entre os números e o nome dos participantes.

Mário Soares
Vítor Ramalho
Luís Capoulas Santos
Carvalho da Silva
Vicente Jorge Silva
Jorge Lacão



P.S. Uma consulta ao meu outro blog com o "filme" do "O Fim da Democracia" poderá ajudar...

20060507

PASSATEMPO "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'"

A Google lançou há uns tempos um teste internacional dedicado ao filme "O Código da Vinci", mas aberto apenas a quem vive nos EUA, Reino Unido e Austrália. Durante 24 dias surge um desafio diferente para resolver. No Reino Unido, por exemplo, o primeiro prémio é um televisor LCD e ainda viagens entre Londres e Paris. Também oferecem livros do Dan Brown, telemóveis, consolas e jogos de computador.

Para os leitores do "Para Mim Tanto Faz", agora que se prepara o lançamento do meu livro "A Mensagem Brown – O Código Dentro do 'O Código da Vinci'" resolvi seguir o exemplo e criar testes durante os próximos cinco dias de forma a premiar um leitor. E não importa em que parte do mundo o leitor esteja. Seremos mais modestos no prémio, mas estou disposto a oferecer ao vencedor um exemplar devidamente personalizado do meu próximo livro.

As respostas ao teste devem ser enviadas para o e-mail do blog:

paramimtantofaz@gmail.com.

As respostas que eventualmente sejam deixadas na caixa de comentários não serão tomadas em consideração para efeitos de pontuação. Repito que só as respostas enviadas directamente para a caixa de e-mail deste blog é que serão consideradas para o prémio. Quem obtiver mais pontos será o justo vencedor. O critério de desempate será a data e hora de entrega de cada teste. Todos os dias podem enviar a sua resposta que será somada. Também podem enviar a resposta num e-mail só no fim do concurso, mas só aquele que tiver mais pontos e melhor média de rapidez nas respostas será o vencedor. Se ainda assim houver empates, eu faço um sorteio cá em casa onde serei soberano na decisão final. E, se ainda assim achar que pode haver lugar a injustiças, poderá ser que encontre uma solução de modo a que ninguém fique sem o seu exemplar devidamente personalizado...

O primeiro teste é um quiz.

Em caso de dúvidas, a Internet tem motores de busca que podem ajudar. São cinco perguntas bem fáceis. Apenas para aquecer. Aviso que teremos depois um teste onde irei pedir que identifiquem as pessoas numa "Última Ceia" e haverá ainda dois testes de Su Doku. O último teste será uma pergunta final.

Vamos então ao primeiro:

TESTE nº 1 – Primeiro Dia.

QUIZ
(Cada resposta correcta vale 1 ponto)

1 – O primeiro poema do poeta português Fernando Pessoa foi uma quadra escrita quando ainda era um menino de apenas sete aninhos e é dedicado à sua mãe (hoje, nem de propósito, é dia da mãe). O poema, intitulado "À minha querida Mamã", reza assim: "Ó terras de Portugal / Ó terras onde nasci / Por muito que goste delas / Inda gosto mais de ti". Quais eram os dois primeiros nomes da mãe de Fernando Pessoa?

2 – Vasco Fernandes era o seu verdadeiro nome e num museu de uma cidade de Portugal está exposta a sua pintura da "Última Ceia". Qual é o nome desse museu e em que cidade podemos encontrá-lo?

3 – Em que ano faleceu "Monteiro dos Milhões"?

4 – Em Portugal, onde podemos encontrar o "Banco do 515"?

5 – No livro "O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos, o personagem principal, que é professor universitário, anda quase 100 páginas da obra à procura de um livro do filósofo Michel Foucault que lhe dê a resposta à pergunta "QUAL O ECO DE FOUCAULT PENDENTE A 545?". Finalmente, na página 285 do "O Codex 632", o tal professor universitário encontra numa livraria o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco, que José Rodrigues dos Santos explica ser "a última obra do mesmo autor", justificando assim a ignorância do professor universitário face à tão óbvia mensagem que associava "Foucault" e "Eco". Ora, sabendo que a história se passa no ano 2000 (três meses antes da data da Descoberta do Brasil), será que esta menção de José Rodrigues dos Santos à obra de Umberto Eco como sendo "a última obra do mesmo autor" estará correcta? Afinal, em que ano foi editado pela primeira vez o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco?

20060504

-----NOTÍCIA!!!!----------NOTÍCIA!!!!----------------------O CÓDIGO DENTRO DO "O CÓDIGO DA VINCI"!!-----------ESTREIA!!!!-----------EM BREVE!!!!!!!---



"Premiere", Maio de 2006

O jogo de Richard Tomlinson

"I wish blogging was invented years ago....
Well here we go, my first blog. I wish blogging had been invented years ago - it would have saved me a lot of aggro and a lot of money in legal fees! I've been involved in a long running battle since April 25th 1996 with my former employees - MI6 (British Secret Intelligence Service). I'll post a lot more about this battle in due course. But suffice to say that MI6 relied on their considerable budget (from the tax payer) and lots of threats, writs and pompous claims that I was a "danger to national security" in order to silence and discredit me. They even managed to imprison me for a while.

In order to keep me quiet and bash me around so much, they relied on the fact that a little guy like me did not have the financial means to fight back against their injunctions and legal assaults against me. But with a blog, I'm newly empowered - and how I wish I had know about them years ago.

It is a shame that I am beginning this blog eleven years late, as it will not form a timeline of my thoughts and actions, and their bizarre vendetta against me. But I will be posting old material here in due course, though it may take a bit of patience to understand the relevance.

Anyway, let the game begin"...

Está explicado!

Causou alguma surpresa o facto de ter escrito aqui sobre os angariadores de clientes da Midas Prestige na Baixa lisboeta... e, poucos dias depois ter ocorrido uma rusga policial...

Afinal, quem escrevera antes de mim, em Fevereiro, de modo a ter dado tempo à preparação da tal acção policial conjunta, foi o meu antigo camarada da "escola" do "Tal&Qual", o Augusto Freitas de Sousa, agora no "Independente". Este é que foi o responsável!!!



Excelente trabalho Augusto! Disto já não se faz na "escola"!

20060503

Recordações do dia 3 de Maio de 1974

Pequenas notícias do "Diário de Notícias" do dia 3 de Maio de 1974:

Em Santa Comba Dão, conseguiu-se destruir a estátua a Salazar, mas as demais reivindicações ficaram por cumprir...


A segurança social, pois a segurança social...


Declaração.


Uma instituição.


Procura de emprego!


"Liberdade com Responsabilidade", onde é que já ouvi isto?!


Não, não era o Santana...


E, finalmente, quando Soares ainda dizia que a ideia de uma Federação Portuguesa era algo que poderia ser "coordenado"...