20111031

Está encontrada a "Gisele"








20111030

Quiz da Taberna da Junqueira

Quero convidar os leitores deste blogue para, nas noites de quinta-feira, a partir do dia 10 de Novembro, irem experimentar um "Quiz" organizado por mim. Este é um desporto onde o conhecimento inútil ganha imensa importância e nada fica sem resposta. Vai ser à quinta-feira, a partir das 21h30, na Taberna da Junqueira,na Rua Pinto Ferreira, 5B (ao lado da Lusíada). São cinco euros por mesa, mas não há limites para o número de elementos de cada equipa (embora o espaço na mesa aconselhe a um número não superior a cinco ou seis).
O “Quiz” vai ter duas partes, cada uma com 20 perguntas directas e os temas serão fixos e agrupados da seguinte forma:

1 - Actualidade/História/Política

2 - Música/Cinema/Televisão

3 - Literatura/Pintura/BD

4 - Ciência/Geografia/Desporto

Para cada grupo haverá 5 perguntas em cada parte, totalizando 40 perguntas directas. O "Quiz" termina depois com duas "Guilhotinas", cada uma no valor de 5 pontos. Para obter a totalidade desses 5 pontos, as equipas terão de responder correctamente a 4 perguntas directas que darão depois a pista para a resposta final da "Guilhotina", perfazendo assim a totalidade dos 50 pontos em disputa.
No fim de cada parte, será feita a correcção e divulgada a pontuação antes de um pequeno intervalo que antecipará a parte seguinte.
As respostas serão escritas em modelos de papel fornecidos pela organização, mas a correcção será da responsabilidade das equipas, que trocarão os papéis entre si.
Na altura da correcção, cada equipa deverá assinalar com um "V" as respostas correctas e com um "X" as incorrectas. Somará depois os pontos no fim de cada parte e devolverá a folha à equipa correspondente, que terá então a oportunidade de confirmar a boa correcção e a soma dos pontos.
Qualquer queixa ou esclarecimento que eventualmente possa surgir deverá ser apresentado à organização, que procurará resolver de forma consensual para que todos se possam divertir e ampliar conhecimentos!

Para ficarem com uma ideia do género de perguntas que irão ser colocadas, eis um primeiro "Quiz" que fui organizar como experiência:

1 – Em que data foi assassinado o presidente norte-americano John F. Kennedy?

2 – Que político português do Estado Novo tinha a alcunha de "Esteves"?

3 – Quantos anos tem o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho?

4 – Como se chama o candidato do PS/Madeira que concorreu nas nas recentes eleições regionais na Madeira?

5 – Em que cidade portuguesa se realizaram as Cortes de 1385?

6 – Como se chama o mais recente álbum dos "Strokes"?

7 – Qual o papel interpretado pelo actor Barry Pepper na série "The Kennedys" e que lhe valeu o Emmy de melhor actor em série de TV?

8 – Quem realizou o filme "The Crying Game" - "O Jogo de Lágrimas"?

9 – Qual o nome do personagem interpretado por Ewan McGregor no filme "The Ghost" - "O Escritor Fantasma", de Roman Polanski?

10 – Num dicionário inglês, quais as palavras que surgem antes e depois da palavra "Muse" e que a banda "Muse" escolheu para título de canção?

11 – Que escritor português é o autor do livro "Uma Viagem à Índia"?

12 – Quem pintou o quadro a "A Ronda Nocturna", completado em 1642?

13 – Que idade tinha Vincent Van Gogh quando faleceu?

14 – Em que cidade tem lugar a aventura de Black e Mortimer, "A Marca Amarela"?

15 – Quem escreveu o livro "O Barão Trepador"?

16 – Londres receberá, em 2012, os Jogos Olímpicos da modernidade pela terceira vez. Quais foram os outros dois anos anteriores?

17 – Em cidade portuguesa nasceu o futebolista Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro?

18 – A quem se deve a criação da "Bomba de Parafuso", máquina que permite transferir líquidos entre dois pontos com elevações diferentes?

19 – Qual é a capital do Azerbaijão?

20 – Que cidade francesa foi a primeira a ser ligada a Paris pelo TGV, em 1981?

21 – Bill Clinton foi governador de que Estado norte-americano?

22 – Quem é, actualmente, Presidente do PS?

23 – Qual é a relação de parentesco entre o líder do BE, Francisco Louçã, e o ministro das Finanças, Vítor Gaspar?

24 – Em que dia e mês do ano de 1833 as forças liberais do Duque de Terceira desembarcaram em Lisboa?

25 – Que actual deputado socialista foi candidato a Presidente da República em 1991?

26 – Como se chamam os 4 filhos de Victoria e David Beckham?

27 – Como se chama a música de Rui Veloso onde o protagonista da canção tem de empenhar uma jóia para levar a namorada a um concerto no Rivoli?

28 – Quem realizou o filme "Buena Vista Social Club"?

29 – Em que dia do ano 1999 é que a Lua se separou da Terra?

30 – Que filme de Michael Moore ganhou o Óscar de melhor Documentário de 2003?

31 – Que escritor português faleceu, em Paris, a 16 de Agosto de 1900?

32 – Para além de "O Segredo do Licorne", qual o título das outras duas aventuras de Tintin que inspiraram o actual filme de Steven Spielberg?

33 – Quem escreveu o livro "A Sangue Frio"?

34 – Quem o autor deste "Arlequim"?



35 – De que ano é o famoso filme de Orson Wells, "Citizen Kane"?

36– Em que dia do mês de Dezembro são entregues os prémios Nobel?

37 – Como se chama o português que se sagrou recentemente Campeão Mundial de Todo-o-Terreno?

38 – Quem o autor da "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica"?

39 – Qual é a capital do Burkina-Faso?

40 – Em que cidade da Líbia foi encontrado e morto o ditador Mouhamar Kadhafi?

Guilhotina 1

1 – Em que cidade nasceu Eça de Queirós?

2 – Em que cidade nasceu o Infante D. Henrique?

3 – Em que cidade italiana foi cometido o crime que condenou a norte-americana Amanda Knox?

4 – Em que cidade morreu Jim Morrison?

5 - R:

Guilhotina 2

1 – Que animal dá o título a um filme de Jean-Jacques Anaud?

2 – Que jornal vespertino dirigiu Mário Crespo na década de 90?

3 – Qual o nome da moeda do Brasil?

4 – Quem realizou o filme “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”?

5 - R:

Etiquetas:

Luta de classes na Imprensa nacional

O "Jornal de Notícias" e o "Correio da Manhã" trazem hoje a notícia de um homem que disparou contra outro, por motivos passionais, na localidade de Fafe. Presumo que sejam o mesmo caso, pois não creio que, de ontem para hoje, tivessem tido lugar ocorrências idênticas dentro daquela mesma localidade. Contudo, fiquei com dúvidas, pois enquanto o "JN" afirma que tudo aconteceu quando o autor dos disparos chegou a casa "cerca da meia-noite, tendo-se deparado com o alegado acto de infidelidade da mulher. Enfurecido, puxou de uma arma de fogo e alvejou o suposto amante da mulher", já o "CM" garante que o autor dos disparos, afinal, não era casado com a mulher. E esclarece: "Ao que o 'CM' apurou, o autor dos disparos é o patrão do homem e da mulher que se encontravam na cama. Ao que tudo indica, o empresário desconheceria que a funcionária, com quem mantinha um relacionamento íntimo, também tinha um caso com um colega de trabalho. Ao vê-los, anteontem à noite, juntos na cama, reagiu de forma violenta".
Sendo assim, e partindo do princípio de que se trata do mesmo caso, resta-nos constatar que o "JN" defende com unhas e dentes o direito à propriedade do patronato - classificando inclusive de legítima uma mulher que lhe pertence como empregada -, enquanto o "CM" demonstra ser uma publicação que se posiciona claramente na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores oprimidos e que são baleados quando ousam amar.

Etiquetas: ,

20111024

Por isso é que isto há muito que não avança...

Sei onde ainda podem comprar o "Eu Sei Que Você Sabe"

Quem ainda não teve a oportunidade de ler o cada vez mais raro livro "Eu Sei Que Você Sabe - Manual de Instruções para Teorias da Conspiração", editado em 2003 pelas Edições Polvo, ou quer oferecer um exemplar a um amigo, soube que há ainda uns exemplares à venda na Feira do Livro permanente da Gare do Oriente...



Ali, no lado direito de quem entra, junto à parede, a meio do espaço...



Escondidos lá atrás...



Et voilá!...

Etiquetas: ,

20111021

Este blog não é anónimo





Sobre a Rio Tinto

20111018

Ainda acredito em milagres

Contaram-me esta há dias: um determinado indivíduo, pessoa ligada ao mundo do esotérico, costumava comprar um poderoso óleo de rosas que se vendia na farmácia Estácio, ali no centro de Lisboa, no Rossio...





Esse óleo era normalmente dissimulado na roupa dos clientes que o buscavam. Assim, mais tarde, depois da sessão e já no aconchego de suas casas, sentiam o odor a rosas e o facto era atribuído à presença "divina" de Nossa Senhora.
Um dia, em 1999, ao regressar a Lisboa após uma viagem ao Algarve, parou algures na estrada nacional para a satisfação de uma necessidade natural muito humana. Cumprida a vontade, a pessoa em causa, e sem qualquer premeditação, resolveu vaporizar um sobreiro com o óleo de rosas. Acrescentou à obra uma mão e um pé em cera. Ficaram atados na árvore com uma fita vermelha a dar a sensação de que alguém fora pagar uma promessa. Uma semana depois regressou ao local e, numa estação de serviço ali perto, começou a conversar com os funcionários inquirindo-os sobre uma misteriosa árvore com um cheiro intenso a rosas. Ninguém sabia, mas entretanto, com a palavra a passar de boca em boca, foram informados os jornais e as televisões sobre a localização exacta. Depois, os simples curiosos começaram a ocorrer e, rapidamente, reuniram-se devotos fiéis à volta da árvore de cheiro que, quando chovia, mais cheirava a rosas pois era essa a propriedade activa do óleo. Rezava-se o terço à volta da árvore e atribuíam o "milagre" à presença da Nossa Senhora. Com o tempo, montou-se um pequeno santuário no local, no entanto isso não impediu que a árvore fosse alvo da cobiça de alguns crentes que arrancaram pedaços da madeira para levarem consigo como relíquia. Com a construção da auto-estrada, o indivíduo que deu origem a esta história, deixou de passar no local. O cheiro foi desaparecendo tal como o pouco do que já sobrava da árvore. Ficou o santuário, que ainda hoje se manterá. Soube que isso terá tido lugar na localidade algarvia de S. Marcos da Serra...






E, sim, ainda acredito em milagres...

20111007

Sobre a memória e a memória dos jornalistas

O jornalista António Granado confessou hoje que já errou ao escrever uma manchete. Diz que nunca mais se esqueceu da notícia que, então ao serviço do diário "Público", mandou imprimir: "Avião explode sobre o Mar Morto" quando, na realidade, o avião não caíra sobre o mar de Israel, mas sim no Mar Negro, para os lados da Rússia. Penso que não deve ser considerado um erro, mas sim um engano perfeitamente explicado pelo facto do avião ter partido de Israel. Granado disse que confiou na memória quando ditou o título para a primeira página e, portanto, avisa: "Nunca mais me esqueci que os jornalistas não devem confiar na memória"...
Devo dizer que, seguindo o conselho de Granado, também eu nunca confiei na memória e nunca quis guardar nada na memória. Pode parecer contraditório, pois o meu trabalho jornalístico é precisamente o de avivar a memória e queixo-me sempre que a memória está afastada das actuais redacções. Ora, o que parece uma contradição, é de facto a confirmação de que não guardo nada na memória. Confusos? Eis uma explicação prática: não me lembrava deste engano do "Público", nem sequer me recordava da queda daquele avião. Mas, assim que li o texto de António Granado, fiquei com curiosidade em querer saber mais sobre o caso.



Afinal, por que razão caiu aquele avião? Teria sido mesmo um atentado terrorista poucos dias depois do 11 de Setembro de 2001? Como António Granado não mencionou o "follow-up" da história, fiz uma busca na memória da... Internet. Acabei por ir parar ao site do Aviation Safety Network que me informou que ""flight 1812 had departed Tel Aviv for a flight to Novosibirsk. It proceeded at an altitude of FL360 on airway B-145 over the Black Sea. At the same time the Ukraine defence forces were doing an exercise near the coastal city of Theodosii in the Crimea region. Missiles were fired from an S-200V missile battery. A 5V28 missile missed the drone and homed in on the Tupolev. The missile exploded some 15 meters above the plane. The aircraft sustained serious damage, resulting in a decompression of the passenger cabin and a fire. The aircraft entered an uncontrolled descent, crashed into the sea and sank to a depth of 2000 m".
Ora, ao ler isto, recordei-me de uma notícia sobre a queda de um outro avião, este nos EUA, anos antes, e que sempre se suspeitou que teria sido abatido por um míssil, embora isso nunca tenha sido provado. É um caso que ficou conhecido como TWA 800...



Será isto fruto da memória? Não. Para mim, que tanto faz, é apenas trabalho jornalístico.

Etiquetas: , , ,

20111006

És feliz?





For Steve





Lisboa - FNAC do Chiado

20111003

"Motivos pessoais"

Longe de mim querer especular sobre quais os "motivos pessoais" que levaram o futebolista Danny a ver-se forçado a não poder dar o seu contributo nos próximos jogos decisivos da Selecção Nacional. Espero, sinceramente, que esteja tudo bem com ele e família. Agora, uma coisa é certa: Danny já não vai estar no Estádio do Dragão depois de, há dias, ter feito isto quando, ao serviço do seu clube, Zenit de Moscovo, marcou um golo ao FC Porto...

20111001

Não há "secreta" em Portugal

Estou na mais recente "Finis Mundi"...

Etiquetas: