20100223
O que mãe Jones nos ensina
E a segunda é a notícia de que Hillary Clinton poderá estar ilegal no seu cargo: "Emoluments Clause, which bars members of Congress from taking a federal civil job if Congress raised the salary for that job while they were still in office. The secretary of state’s salary went up in 2008, while Clinton was still in the Senate. The provision, which was designed to combat corruption, has long been a headache for presidents seeking to tap members of Congress for their Cabinets".
Etiquetas: Alexander Haig, Henry Kissinger, Hillary Clinton, Mother Jones
20100221
Dona Xepa
P.S. Por favor, será que alguém me poderia esclarecer sobre uma memória que tenho bem presente, mas que não recordo de que telenovela era: Há uma cena onde um personagem quer ser escritor e consegue publicar um livro - tenho quase a certeza que o actor era o Fábio Júnior. O livro esgota e ele fica radiante, até que um dia descobre que, afinal, quem comprara toda a edição fora a sua pobre mãe. E ele apercebe-se disso, num momento dramático, quando encontra uma sala cheia de livros seus que a mãe escondera... Sempre pensei que esta cena fosse da "Dona Xepa", mas o Fábio Júnior não entra nesta novela. Em que novela é que isto se passou? Alguém se lembra? Respostas para e-mail paramimtantofaz@gmail.com ou caixa de comentário. Obrigado.
20100219
Homens que são cabras
Mas não. Os senhores que olham para títulos de filmes acharam que o público português não iria ter a inteligência suficiente para perceber que tipo de filme seria esse - apesar de ter um elenco de peso que valeria qualquer título, como George Clooney, Jeff Bridges, Ewan McGregor, Kevin Spacey e a cabra.
Vai daí, ao contrário, por exemplo, da tradução espanhola...
Os "inteligentes" resolveram explicar por que raio de razão é que os tais homens olhavam para as cabras!...
Chateia-me que haja passoas neste país que são pagas para pensar que os portugueses são pessoas ignorantes, estúpidas e sem capacidade de raciocínio.
Etiquetas: "The Men Who Stare at Goats", George Clooney, inteligentes, lição de cinema
20100216
O "Padrinho"
Etiquetas: "Face Oculta", Mário Lino, Padrinho, Rui Pedro Soares
Vítor Constâncio, que alegadamente recebia em 1975 o dinheiro da CIA para o PS, é hoje o vice-presidente do BCE
Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal e ex-líder do PS, foi eleito vice-presidente do Banco Central Europeu e a "Imprensa destaca 'prestígio' e 'reputação' de Constâncio". Quanto a mim, gostaria de, neste momento de festa para o ex-governante português, recordar a Imprensa portuguesa de 1975, nomeadamente um artigo do vespertino "A Capital" do dia 3 de Março, nove dias antes do golpe do 11 de Março, e que citei num artigo que escrevi há uns tempos:
Retirado daqui.
Etiquetas: "A Capital", 11 de Março de 1975, BCE, CIA, Vítor Constâncio
20100215
20100214
20100213
Em defesa do juiz Mau
Etiquetas: El País, Flat Earth News, José Saramago, José Sócrates, Monsaraz
20100212
20100209
Mas, afinal ainda não se habituaram?
Etiquetas: António Vitorino, Censura, Flat Earth News, José Sócrates, Paquete de Oliveira
20100206
A manipulação dos manipuláveis
Etiquetas: Bilderberg, combate à corrupção, combate ao terrorismo, Flat Earth News, jornalistas, José Sócrates
20100205
20100204
Pequena contribuição para a história da censura em Portugal
às suspeitas de esbajamento de dinheiros públicos durante a altura tempo em que esteve em Lisboa como chefe da delegação dos EUA na Expo98...
Soube então que, Mário Crespo, ex-correspondente da RTP em Washington, fizera uma reportagem sobre a figura de Tony Coelho, em 1996, na altura em que o político luso-descendente fora nomeado para representar os EUA em Lisboa, onde recordou escândalos passados onde Coelho estivera envolvido. Uma reportagem para a qual Crespo entrevistou algumas personalidades políticas portuguesas que passaram pelos EUA nessa altura, mas que se mostraram muito incomodadas com as perguntas do jornalista, sobretudo o então ministro socialista António Vitorino. Vai daí, escrevi esta reportagem...
Algum tempo depois desta reportagem, Mário Crespo foi contratado para a SIC e, um ano mais tarde, em Outubro de 2000, o "T&Q" relembrou o caso e acrescentou mais informações...
Etiquetas: António Vitorino, Censura, Flat Earth News, José Sócrates, Mário Crespo, RTP, SIC, TVI
20100201
"O Petróleo é nosso!"
Etiquetas: Bilderberg, combate ao terrorismo, Petróleo
Regeneração do regime democrático
"Bisneto, neto e filho de resistentes à monarquia e ao Estado Novo, Artur Santos Silva, presidente da Comissão do Centenário da República, realçou 'a necessidade de lutar por uma República moderna, mais eficiente e ainda mais democrática'. Para isso, lembrou, 'necessitamos, sempre e sempre, de instituições democráticas mais fortes, mais adequadas ao nosso tempo'. E de 'um programa de mudança que tem de se traduzir não apenas na renovação, mas também na regeneração do regime democrático'"
A contribuição:
"Nós, cidadãos portugueses em plena posse dos nossos direitos cívicos, conscientes de que se celebra a 5 de Outubro de 2010 o Centenário da Implantação da República em Portugal e tendo em conta que o simbolismo da data justifica as celebrações previstas, pretendemos também fazer notar que tal evocação não estará completa se não for acompanhada de uma discussão sobre a legitimidade e os efeitos da implantação desse regime.
De facto, a actual redacção do artigo 288.º, alínea b), da Constituição da República Portuguesa constitui uma diminuição intolerável da democracia ao impor, como única forma de governo, o republicanismo.
É que a democracia, enquanto componente fundamental e intrínseca de um Estado de direito, não se confina à forma republicana de governo.
Com efeito, o republicanismo não é a única forma de democracia. A democracia admite outras formas de governo, como seja a monarquia. Tanto assim é que há, até no contexto europeu onde Portugal se insere, estados de direito democráticos onde vigora a monarquia.
Nesta senda, restringir a forma de governo ao governo republicano é diminuir a qualidade da democracia e é condicionar a liberdade de escolha dos cidadãos.
Para obstar a esta situação e com vista ao reforço da democracia, propõe-se com a presente iniciativa que 'a forma republicana de governo', consagrada na alínea b) do artigo 288.º da Lei Fundamental, seja substituída pela expressão 'a forma democrática de governo'".
Notas de rodapé em Gaza
Para quem não conhece, Joe Sacco é um autor de banda desenhada que faz jornalismo, ou, se quisermos, é um jornalista que faz banda desenhada. Sacco regressou à Palestina, desta vez para investigar o massacre perpretado pelas forças armadas israelitas a 12 de Novembro de 1956, na zona sul da Faixa de Gaza, em Khan Younis e Rafah.
Uma "nota de rodapé" na história do conflito, mas sobre a qual o autor se esforçou por entrevistar sobreviventes e cruzou versões das suas histórias à procura da melhor aproximação à verdade possível. Ir ao fundo deste massacre é conhecer a origem do ódio que está nos corações dos palestinianos. No conflito Irael-Palestina é difícil tomar posições de um lado ou outro. Contudo, Sacco escolheu beneficiar as versões do lado palestiniano, pois, como diz: "Toda a minha vida ouvi o lado israelita". Ainda bem, digo eu...
Etiquetas: Footnotes in Gaza, Israel, Joe Sacco, Khan Younis, Massacre de 1956, Palestina, Rafah