20081118

A pequena história de um grande pacto político

O realizador britânico Stephen Frears, que assinou o filme "A Rainha" e veio a Portugal participar no Festival de Cinema do Estoril, dirigiu um filme em 2003 que permanece inédito entre nós. Foi um trabalho concebido originalmente para a televisão britânica e não deveria passar disso mesmo, mas com o passar do tempo transformou-se numa lição política a nível mundial. O filme chama-se "The Deal" e conta a história de um suposto pacto que teve lugar, em 1994, entre Tony Blair e Gordon Brown durante um jantar no restaurante londrino Granita.


De acordo com os termos do suposto pacto, Gordon Brown, após a repentina morte do líder John Smith, aceitou desistir da disputa à liderança dos Trabalhistas a favor de Tony Blair. Em contrapartida, caso Blair viesse a ser o novo primeiro ministro nas eleições de 1997, deveria desistir mais tarde do cargo a favor de Brown. Como se viu, tal veio efectivamente a acontecer quatro anos após conclusão do filme. O acordo, conhecido como o "Granita Pact" foi desmentido recentemente pelo mulher de Blair: Cherie Blair garantiu que o pacto nunca teve lugar naquele restaurante, mas sim na casa de um vizinho. Não importa, vai dar ao mesmo, pois admite-se que houve mesmo um pacto político à margem das regras da democracia...
O único dado positivo do acordo foi o facto de, graças a este filme, Stephen Frears criou a base para realizar o célebre e premiado "A Rainha", com o mesmo actor que usou para fazer de Blair no "The Deal", Michael Sheen, e que poderá ser visto em breve no filme "Frost/Nixon":

Etiquetas: , , , ,

2 Comentários:

Blogger Captomente disse...

Obrigado pela dica. Já o tou a "comprar". :P

18 novembro, 2008  
Blogger Karocha disse...

A Rainha, qual fred?

20 novembro, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial