20060507

PASSATEMPO "A MENSAGEM BROWN - O CÓDIGO DENTRO DO 'O CÓDIGO DA VINCI'"

A Google lançou há uns tempos um teste internacional dedicado ao filme "O Código da Vinci", mas aberto apenas a quem vive nos EUA, Reino Unido e Austrália. Durante 24 dias surge um desafio diferente para resolver. No Reino Unido, por exemplo, o primeiro prémio é um televisor LCD e ainda viagens entre Londres e Paris. Também oferecem livros do Dan Brown, telemóveis, consolas e jogos de computador.

Para os leitores do "Para Mim Tanto Faz", agora que se prepara o lançamento do meu livro "A Mensagem Brown – O Código Dentro do 'O Código da Vinci'" resolvi seguir o exemplo e criar testes durante os próximos cinco dias de forma a premiar um leitor. E não importa em que parte do mundo o leitor esteja. Seremos mais modestos no prémio, mas estou disposto a oferecer ao vencedor um exemplar devidamente personalizado do meu próximo livro.

As respostas ao teste devem ser enviadas para o e-mail do blog:

paramimtantofaz@gmail.com.

As respostas que eventualmente sejam deixadas na caixa de comentários não serão tomadas em consideração para efeitos de pontuação. Repito que só as respostas enviadas directamente para a caixa de e-mail deste blog é que serão consideradas para o prémio. Quem obtiver mais pontos será o justo vencedor. O critério de desempate será a data e hora de entrega de cada teste. Todos os dias podem enviar a sua resposta que será somada. Também podem enviar a resposta num e-mail só no fim do concurso, mas só aquele que tiver mais pontos e melhor média de rapidez nas respostas será o vencedor. Se ainda assim houver empates, eu faço um sorteio cá em casa onde serei soberano na decisão final. E, se ainda assim achar que pode haver lugar a injustiças, poderá ser que encontre uma solução de modo a que ninguém fique sem o seu exemplar devidamente personalizado...

O primeiro teste é um quiz.

Em caso de dúvidas, a Internet tem motores de busca que podem ajudar. São cinco perguntas bem fáceis. Apenas para aquecer. Aviso que teremos depois um teste onde irei pedir que identifiquem as pessoas numa "Última Ceia" e haverá ainda dois testes de Su Doku. O último teste será uma pergunta final.

Vamos então ao primeiro:

TESTE nº 1 – Primeiro Dia.

QUIZ
(Cada resposta correcta vale 1 ponto)

1 – O primeiro poema do poeta português Fernando Pessoa foi uma quadra escrita quando ainda era um menino de apenas sete aninhos e é dedicado à sua mãe (hoje, nem de propósito, é dia da mãe). O poema, intitulado "À minha querida Mamã", reza assim: "Ó terras de Portugal / Ó terras onde nasci / Por muito que goste delas / Inda gosto mais de ti". Quais eram os dois primeiros nomes da mãe de Fernando Pessoa?

2 – Vasco Fernandes era o seu verdadeiro nome e num museu de uma cidade de Portugal está exposta a sua pintura da "Última Ceia". Qual é o nome desse museu e em que cidade podemos encontrá-lo?

3 – Em que ano faleceu "Monteiro dos Milhões"?

4 – Em Portugal, onde podemos encontrar o "Banco do 515"?

5 – No livro "O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos, o personagem principal, que é professor universitário, anda quase 100 páginas da obra à procura de um livro do filósofo Michel Foucault que lhe dê a resposta à pergunta "QUAL O ECO DE FOUCAULT PENDENTE A 545?". Finalmente, na página 285 do "O Codex 632", o tal professor universitário encontra numa livraria o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco, que José Rodrigues dos Santos explica ser "a última obra do mesmo autor", justificando assim a ignorância do professor universitário face à tão óbvia mensagem que associava "Foucault" e "Eco". Ora, sabendo que a história se passa no ano 2000 (três meses antes da data da Descoberta do Brasil), será que esta menção de José Rodrigues dos Santos à obra de Umberto Eco como sendo "a última obra do mesmo autor" estará correcta? Afinal, em que ano foi editado pela primeira vez o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco?

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mensaje al Sr. Le Winter: los canes portugueses son pacificos y dociles (podengo portugues, sierra da estrela, castro laboreiro)

08 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Guernica, cuadro azarento

08 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

1 - Maria Magdalena
2 - Museu Grão Vasco
3 - 1920
4 - Quinta da Regaleira
5 - 1988

18 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial