20090908

Bodes...

Imaginemos que somos jornalistas e pedem-nos para escrever um texto sobre a “verdade” de Lockerbie. Não temos qualquer pista, não sabemos o que se passou, não temos os papéis do julgamento, não temos o telefone de ninguém relacionado com o caso e, se calhar, tínhamos cinco anos quando, a 21 de Dezembro de 1988, caiu o avião da Pan Am na cidade escocesa de Lockerbie. Tudo que sabemos veio recentemente nas notícias que lemos na Internet, sobre uma qualquer confusão de um agente secreto líbio, já julgado e condenado por um tribunal internacional e que, às portas da morte, a Justiça escocesa mandou para casa na base da “compaixão”. É claro que há rumores de uma contrapartida no negócio do petróleo líbio para o Reino Unido, mas isso é a "real política" e não cabe a nós duvidar que, obviamente, terá de haver contrapartidas. Contudo, há a possibilidade do tal agente líbio ter sido um "bode expiatório". Ele diz-se inocente e a Líbia, apesar de ter pago indemnizações às famílias das 270 vítimas, nunca assumiu a culpa. Como o ditado árabe diz "A verdade nunca morre", vamos então trabalhar na verdade de Lockerbie da melhor maneira que podemos, ou seja, através de buscas na Internet.
Como a maior parte da informação é em inglês, utiliza-se o mais corriqueiro motor de busca da actualidade, o "Google" no qual escrevemos as palavras "Lockerbie" e "truth" – Lockerbie e verdade.
A primeira entrada que nos aparecerá é precisamente o site "www.lockerbietruth.com". Como vêem, é simples começar… Vamos lá então pesquisar o site a ver se é de interesse e credibilidade: É feito pelo pai de uma das vítimas e porta-voz das famílias britânicas, o Dr. Jim Swire. Sim, deve ter algum interesse e credibilidade. Pelo menos, aqui não temos "Teorias da Conspiração", não é verdade? Mas, o que pensa o Dr. Jim Swire sobre a condenação do agente líbio? Isso está na biografia do Dr. Jim Swire, assim como uma foto deste homem a apertar a mão ao líder líbio Kadhafi, afinal aquele que, alegadamente, será o autor moral do atentado que matou a sua filha: "Apart from those in the court itself, he is one of very few to have heard and studied all the evidence presented at the trial, totalling 12,000 pages of transcript. He is among a growing number convinced that the full story of Lockerbie has not yet been revealed”. Agora, uma pergunta de polichinelo: Acham que o diário "Público" menciona o nome do Dr. Jim Swire em algum momento do texto "Será Megrahi o bode expiatório perfeito?".

Etiquetas: , , ,

2 Comentários:

Blogger astro disse...

Uma história deveras mal contada.
"Truth always finds a way" - leva é muito tempo, demasiado tempo, em alguns casos.

08 setembro, 2009  
Blogger Karocha disse...

Como outras!

09 setembro, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial