20050926

Segredos republicanos

Jorge Morais, antigo director do "24 Horas" e "Tal&Qual", acabou de lançar um livro (editora Via Occidentalis) intitulado "Com Permissão de Sua Majestade", onde revela a existência de um memorandum secreto de Julho de 1910 com o título "Atitude a ser observada pelo Governo de Sua Majestade na eventualidade de uma República ser instaurada em Portugal e uma terceira Potência intervir para restaurar a Monarquia".



Quer isto dizer que os nossos tradicionais aliados ingleses sabiam bem o que se tramava contra o jovem D. Manuel II, cujo pai e irmão mais velho foram assassinados dois anos antes, e nada fizeram no sentido de impedir a revolução de decorrer. Antes pelo contrário, pois receberam os conspiradores republicanos em Londres... Agora, nas vésperas de celebrarmos mais um 5 de Outubro num clima de pré-campanha para as presidenciais, seria bom reflectirmos sobre a conspiração republicana que levou ao fim da Monarquia e pensarmos como é que Inglaterra e Espanha, sem esquecer Holanda, Dinamarca, Suécia ou Bélgica têm hoje um regime que, para os portugueses, é apresentado como algo do "antigamente" que "não faz sentido nos dias de hoje"...
Por achar que faz cada vez mais sentido e o que vivemos hoje é precisamente o vazio criado pelos conspiradores de há quase 100 anos, só tenho de agradecer ao Jorge pelo seu trabalho!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial