20031226

O saber que ocupa lugar...

Desta vez tenho uma história diferente sobre o "Quem Quer Ser Milionário"...
Em vez de estar para aqui a apregoar contra a ignorância com que muitas vezes somos contemplados por parte de alguns concorrentes com um mínimo de obrigação de responderem a certas questões, tenho de me manifestar em defesa de um concorrente que acabei de ver no programa de hoje.
Apanhei a emissão já a meio e o concorrente em questão já estava a ganhar 750 euros. Percebi que era um rapaz novo, com raízes em Bragança, e que não sabia que livro é que o Paul Aster tinha escrito e ignorava que o "Twin Peaks" tinha sido realizado por David Lynch...
Nada que me espantasse.
Até que chegou a pergunta para 2.500 euros, onde foi confrontado com a questão "A primeira vez que Portugal assumiu a Presidência da União Europeia aconteceu em que ano?".
As hipóteses eram 1992; 1995; 2000 e 2001.
A resposta seria 1992, altura da Expo de Sevilha, também o ano em que foi concluído o Centro Cultural de Belém, construído de propósito para ser a sede da presidência portuguesa.
Eis que o rapaz me surpreendeu pela positiva: "Deve ser depois de 1992, pois esse é ano do tratado de Maastricht. Foi aí que deixou de ser CEE para passar a ser União Europeia".
O rapaz lembrava-se de ter estudado o assunto na escola!
Calculei logo que iria haver ali bronca, pois não estava a ver o Jorge Gabriel a dizer algo como "olhe que isso tanto faz, pois a mudança de nome não implica mudança de rotatividade de presidência entre os países membros e a pergunta não fez essa distinção"...
Mas, não.
O rapaz, convicto do seu raciocínio - superior aos dos autores das perguntas, saliente-se - atirou com a data da segunda presidência de Portugal: 2000.
E perdeu.
Levou só 500 euros para casa.
Porque, desta vez, até sabia demais...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial