20031218

Pensamentos árabes

Leio no Washington Post que correm várias teorias em Bagdade à procura de uma explicação para o facto de Saddam Hussein ter sido apanhado sem qualquer resistência.
A teoria de que ele teria sido drogado pela CIA parece ser a mais divulgada.
Há certas coisas que a mente de um europeu, ou norte-americano, não entende e que só os árabes parecem achar possível. A saber:
- Saddam escolheu refugiar-se perto da sua terra natal, porque era precisamente aí a última localidade onde qualquer um de nós se iria esconder. Daí que faça todo o sentido ele ter escolhido aquele local. Tem lógica não tem?
- Saddam mandou construir "bunkers", com três ou mais quilómetros de paredes de betão, por isso é que escolheu esconder-se naquele buraquinho, mais ou menos dissimulado e identificado por aquele respiradoiro. Também tem a sua lógica, não é verdade?
- Saddam escolheu deixar crescer a barba, não porque não tivesse material para a cortar ali à mão, mas porque assim disfarçaria a sua aparência (isto apesar de não lhe faltarem os meios financeiros para sair do país e fazer uma operação plástica...). Esta é outra coisa que para nós deve ser um pouco difícil de entender...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial