20120123

Não sou anónimo nem me chamo Alcides

Fui informado, por altura do Natal, da existência de um blogue chamado "Bar do Alcides" que se apresentava da seguinte forma: "O Bar do Alcides é o ponto de encontro de todos aqueles que estão insatisfeitos com o actual 'ESTADO DA NAÇÃO PORTUGUESA' e que querem desabafar enquanto bebem um copo. O Bar do Alcides é feito e editado por portugueses não-maçons que estão exilados no Rio de Janeiro e em São Paulo no Brasil. Aqui a MAÇONARIA não é de todo BENVINDA!".
Achei interessante a iniciativa e fiquei atento, tanto mais que anunciavam, para a noite de Natal, a publicação de um livro a revelar como o primeiro-ministro Sá Carneiro fora assassinado pela maçonaria. Dias antes da data prevista, contactei os responsáveis do blogue através de uma mensagem via "Facebook", mostrando-me interessado em adquirir a obra e até em partilhar informações, já que estou a escrever um livro sobre o que aconteceu em Camarate a 4 de Dezembro de 1980. Como prova da vontade em querer partilhar informações, enviei-lhes a cópia de um artigo do jornal espanhol "La Vanguardia", datado do dia 4 de Dezembro de 1980, onde se falava da maçonaria - nomeadamente o GOL -, e como esta organização estava contra Sá Carneiro, apoiando o candidato presidencial Ramalho Eanes...



Era e ainda acredito que continua a ser um texto pouco conhecido em Portugal. Posso dizer que era um documento relativamente importante para a minha investigação e fora fruto de uma daquelas sortes jornalísticas, que se encontram com alguma paciência em arquivos da Internet, e não numa qualquer busca do "Google". Mas, da mesma forma que tinha lá chegado, também um qualquer indivíduo mais interessado no assunto poderia lá chegar. Na resposta, os autores do "Bar do Alcides" não fizeram qualquer comentário ao artigo que lhes enviei e disseram-me apenas para esperar pela publicação para a data e hora marcada. E esperei. Vi depois no longo texto que publicaram, que o único dado inédito face ao que já conhecia fora precisamente a junção daquele artigo do "La Vanguardia".
Agora, devido à polémica em torno das declarações sobre a pensão de Cavaco Silva, os responsáveis do blogue surgiram num grupo de discussão do "Facebook" para o qual fui adicionado sem ter pedido - mas, pronto, vá lá. Ao ler os comentários, desabafei que, para mim, Cavaco Silva ainda tinha ainda de responder sobre o conteúdo da última reunião que teve com Sá Carneiro e Amaro da Costa, no dia 4 de Dezembro de 1980, onde estiveram a falar sobre o orçamento das Forças Armadas. E perguntava: Sabendo ainda que Cavaco Silva tinha a incumbência de investigar o Fundo de Despesa de Ultramar, a pedido de Sá Carneiro, por que motivo essa investigação nunca avançou? Face a esta questão, qual foi a conclusão dos responsáveis do "Bar do Alcides"? Escreveram isto: "Aníbal Cavaco Silva ENVOLVIDO no assassinato do Dr. Francisco Sá Carneiro". Ora, a meu ver, este é um título exagerado ao qual não posso estar associado, pois parece que Cavaco Silva participou, conscientemente, na morte do fundador do PSD. A minha observação, que não é nada inocente - reconheço -, ainda assim foi feita de cara descoberta e é fruto de muito trabalho jornalístico, pois há mais informações que precisam de ser investigadas. Por isso é que, a 7 de Dezembro de 2010, assinei um texto no semanário "O Diabo" a chamar precisamente a atenção para o facto de que Cavaco Silva teria de depor sobre Camarate...



Mais grave ainda, é que o referido texto do "Bar do Alcides" apresenta a reprodução de um texto de minha autoria e publicado em Novembro de 2006 na revista "Focus", aquando da entrevista que fiz a José Esteves, o suposto autor da bomba de Camarate...



Quero aqui dizer aos leitores do "Para Mim Tanto Faz" que não sou o autor do "Bar do Alcides", não conheço pessoalmente nenhum dos envolvidos nem tenho qualquer controlo naquilo que eles escrevem. Muitos dos problemas em Portugal não são os segredos ou as sociedades dos aventais e espadas. São, isso sim, factos que todos nós sabemos, mas, passados uns tempos, ficam esquecidos por jornalistas sem memória ou sem capacidade de fazerem perguntas em Liberdade. Como ainda vou tendo alguma memória e mantenho a custo a Liberdade de fazer perguntas, escrevo os meus textos sem medo de mostrar a cara.
Chamo-me Frederico Duarte Carvalho e sou jornalista.

Etiquetas: , , , ,

14 Comentários:

Blogger Fernando Negro disse...

Bravo! ;)

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

Uma coisa que pude, desde cedo, observar, quando comecei a pesquisar de modo mais sério, embora amador, sobre esta temática das "conspirações", foi que há muitos sítios na Internet cujo propósito parece ser o de apenas tentar desacreditar quem expõe este tipo de assuntos. E que nada mais fazem do que associar factos que facilmente se constata serem falsos e teorias notoriamente ridículas a informação e pesquisa genuína, para deste modo, aparentemente, por associação, tentar descredibilizar toda a informação relativa a este tipo de assuntos e desacreditar toda a gente que sobre estes fale.

Aplicado ao trabalho do Frederico, o uso deste método poderia ser: pegar em pesquisa válida e de qualidade que você tenha feito, associá-la a informação falsa e a conclusões ridículas e tornar o resultado bem visível, entre quem possa ocasionalmente se tentar informar sobre estes assuntos, para que este tipo de resultados, antes dos seus, cheguem primeiro a essas pessoas. Deste modo, quem leia este tipo de resultados antes dos do Frederico, ao ler coisas que são obviamente ridículas, fica a pensar que quem anda a pesquisar sobre, e a denunciar, este tipo de assuntos são todos "uma cambada de maluquinhos", "teóricos da conspiração" e afins...
É como tentar vacinar, no verdadeiro sentido do termo, as pessoas para este tipo de denúncias.
Assim, quem já tenha sido exposto a este tipo de resultados ridículos, ao se cruzar com denúncias genuínas, sérias e bem argumentadas, pensa logo, de início: "Ah. 'Camarate'... Deve ser mais um daqueles maluquinhos a falar no assunto..." E desinteressa-se logo pela tema, não se dando sequer ao trabalho de ler o texto sério sobre o assunto, com que se depara.

E, já agora, a propósito disto, outra coisa para a qual gostava de chamar a atenção...
Recorram sempre ao vosso sentido crítico, quando lerem comentários e colocações assinados por anónimos, que não apresentam fontes para o que afirmam...

http://www.prisonplanet.com/obama-information-czar-outlined-plan-for-government-to-infiltrate-conspiracy-groups.html

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

E tenham também sempre em mente outra coisa...
De acordo com quem já supervisionou tais serviços, 95% do trabalho dos serviços secretos - que, entre outras coisas, cometem assassinatos políticos, de quem se intromete nos planos dos seus verdadeiros senhores - consiste em andar a enganar as pessoas e a espalhar desinformação, para encobrir as suas actividades criminosas.

24 janeiro, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

O Fernando tem razão ou por outra está a pensar bem !
Infelizmente essa tecnica é a mais usada para desacreditar as verdades e é muito eficaz!

No caso em concreto, a malta do Brasil, atira-se de cabeça a conjecturações que perturbam a aparição da verdade, é um facto!

Eu gosto imenso do trabalho do Frederico e penso que a maior parte dos bloggers contra o sistema pecam por ansia de protagonismo e deslumbram-se com os comentários!

Um assunto que está fechado e trancado a apanhar bolor não pode ser aberto com uma retroescavadora sob pena de patirem a loiça toda!!!

24 janeiro, 2012  
Anonymous Viriato disse...

Sobre a investigação do Frederico está tudo dito. Bravo!

Sobre o assunto Camarate / Cavaco Silva, li algures, há uns anos, que Cavaco durante o seu hiato político, foi Senior Advisor do Grupo Carlyle.

Alguém pode ajudar a confirmar isto?

24 janeiro, 2012  
Blogger Karocha disse...

Eu vi o comentário no Bar Fred e também pus um.

24 janeiro, 2012  
Blogger Karocha disse...

Viriato

Vá ao xatoo!
Se não conhecer diga, que eu ponho o link.

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

("Al-SIS's"/"Al-SIED's"?) ;)

24 janeiro, 2012  
Blogger Karocha disse...

Viriato

http://xatoo.blogspot.com/

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

E, no caso concreto do que aconteceu, estar a incluí-lo neste grupo do "Bar do Alcides", poderá ser uma tentativa de associar o trabalho sério que você tem feito ao trabalho (propositadamente?) ridículo que outros fizeram, para apresentar o Frederico como alguém que pertence a um grupo de pessoas que avançam com teorias ridículas (membro deste tal "Bar do Alcides") e, desde modo, por associação, tentar ridicularizar o seu trabalho.

24 janeiro, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

Dentro do mesmo género de sítios que emitem desinformação, com o objectivo de ridicularizar quem expõe a Verdade sobre certos assuntos, descobri hoje esta (ainda mais) elaborada fraude e campanha de desinformação sobre o processo "Casa Pia" e outros assuntos: http://sociocracia.blogspot.com/

11 março, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

"Pentagon Armies of Paid Trolls"

"...fake websites, social media accounts and a fraudulent Wikipedia page in an effort to smear the journalists. Basically they created a whole set of fake websites that pretended to be 'fan' websites of these journalists (...) to try and discredit their investigations."

"...fake websites that are designed to look like independent media sources (...) pointing out disinformation to confuse people, lead them away from the Truth, lead them down into dead ends, and make everything futile."

26 maio, 2012  
Blogger Fernando Negro disse...

"Army propagandist admits to smear campaign against journalists"

26 maio, 2012  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial