20050318

Viagem do homem... e há lua!

Perguntaram-me há uns tempos qual era a minha opinião sobre aquela velha questão do homem ter ido ou não à lua. Confesso que esta foi uma conspiração que nunca ocupou muito do meu tempo, porém lembrei-me de um documentário que um amigo meu viu há uns anos e que, infelizmente, nunca tive a sorte de assistir. Desse trabalho apenas conheço o que ainda se pode ler no site do canal franco-alemão "ARTE" - o tal que foi criminalmente banido da grelha na nossa TV Cabo...
Trata-se de um falso-documentário, ou seja, um filme de ficção realizado em jeito de documentário, que parte da teoria de que o realizador Stanley Kubrick, que tinha acabado de fazer o "2001", foi convidado pela Casa Branca para produzir as imagens da chegada do homem à lua - uma vez que ficava mais barato mostrar as imagens e assim se ganharia a corrida espacial contra o russos.
Graças a esse feito, Kubrick receberia depois as lentes especiais da NASA com que filmou "Barry Lyndon" e o segredo que transportava levou-o a viver numa espécie de reclusão auto-forçada até ao fim da sua vida.
O autor deste documentário é William Karel, que recentemente fez o "Le Monde Selon Bush". Este último está disponível em DVD. O outro não.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial