20041008

O primeiro-ministro dos Açores

Vi na Janela para o Rio a reprodução de uma foto da AP que foi publicada no "Washington Post", onde George W. Bush aperta a mão a Santana Lopes e é abraçado ao mesmo tempo por um presidente sul-americano.
A legenda da foto, porém, identifica apenas o presidente do país sul-americano e, em relação ao primeiro-ministro de Portugal, afirma que se trata de uma pessoa "não identificada". Compreende-se que a situação poderá provocar umas gargalhadas...
Porém, como jornalista, tenho a dizer que nada disto abona a favor de quem tirou a foto e de quem a publicou com aquela legenda.
Explique-se: Santana está identificado, pois vemos claramente que tem um cartão identificativo à lapela. Quem tirou a foto e a escolheu para a colocar em linha tinha obrigação de ter lido o cartão, ou então de tentar descobrir quem era a personalidade antes de dar como terminado o seu trabalho de edição da mesma.
O próprio jornal, depois, face àquela falta de identificação de uma personalidade internacional (que se depreende pelo facto do acto ter ocorrido nas Nações Unidas), também deveria ter acautelado essa situação. Não creio que seria muito difícil alguém dizer que era o novo primeiro-ministro do pequeno território norte-americano dos Açores...
Se não é uma conspiração contra Santana, então é puro desleixo e incompetência da AP e do "Washington Post". Porém, vendo o estado a que isto chegou, só nos resta mesmo rir, não é?!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial