Blogue do jornalista Frederico Duarte Carvalho, com coisas que tanto faz que se saibam porque em nada servem para o que sabemos. e-mail: paramimtantofaz@gmail.com
Praça de Almeida Garret, cidade do Porto, finais do século XIX/princípios do século XX... É o melhor que consigo perceber da fotografia. Que manifestação é esta?
Dado o carácter efusivo da manifestação, o facto de me parecer mais ser qualquer coisa do final do século XIX, o facto de eu crer ser um carro de transporte público (eléctrico, a vapor, ou de tracção animal, que já existiam nesta cidade no final do século XIX) o que aparece no lado esquerdo da fotografia, e a altura em que é feita esta colocação... Será a Revolta de 31 de Janeiro de 1891?
Obrigado. De facto, passou-me pela cabeça que pudesse ser algo relacionado o General Humberto Delgado. Mas pela qualidade da fotografia, parecia-me ser um acontecimento muito mais distante em termos históricos. Não me lembro, ou mal me lembrava, de ter visto imagens de tamanha euforia à volta deste candidato. Só as mais conhecidas filmagens da manifestação que acaba com a polícia a lançar gás sobre as pessoas.
Vale pouco. Mas sempre serve para dar visibilidade e chamar a atenção para o problema, ou fenómeno em causa, e para alertar consciências, na esperança que daí saia algo de positivo. O que, independentemente de se ser ou não optimista, creio que é algo que não se perde nada em tentar. Vou agora sair de casa para apanhar o comboio para Lisboa.
Porquê? Inteirei-me da data e consultei a hemeroteca para ler o jornal do dia em questão. Não percebi qual o paralelismo com o dia do post, daí perguntar o que quer dizer: Porquê?
A imensa manifestação de apoio à candidatura de Humberto Delgado que se realizou no Porto não impediu que o governo de Salazar fizesse uma "chapelada" nas eleições presidenciais. Aquele bravo povo do Porto que desafiou o poder da ditadura em 1958 ficou calado até que, em 1974, num dia de Abril (a 25), houve um episódio de teatro de rua que mudou tudo para que tudo ficasse na mesma. Hoje, os filhos da luta de 1958 são os ex-cravos dos novos cravas.
Ok, é uma referencia intemporal :) Pensei que o post tivesse algo relacionado com a data em que foi feito (9 de Março). (Des)ligado da foto entendo mais o "episódio de teatro de rua que mudou tudo para que tudo ficasse na mesma". Obrigado pela explicação.
9 Comentários:
Praça de Almeida Garret, cidade do Porto, finais do século XIX/princípios do século XX...
É o melhor que consigo perceber da fotografia.
Que manifestação é esta?
Dado o carácter efusivo da manifestação, o facto de me parecer mais ser qualquer coisa do final do século XIX, o facto de eu crer ser um carro de transporte público (eléctrico, a vapor, ou de tracção animal, que já existiam nesta cidade no final do século XIX) o que aparece no lado esquerdo da fotografia, e a altura em que é feita esta colocação...
Será a Revolta de 31 de Janeiro de 1891?
Fernando, aquilo foi a 15 de Maio de 1958...
Obrigado.
De facto, passou-me pela cabeça que pudesse ser algo relacionado o General Humberto Delgado.
Mas pela qualidade da fotografia, parecia-me ser um acontecimento muito mais distante em termos históricos.
Não me lembro, ou mal me lembrava, de ter visto imagens de tamanha euforia à volta deste candidato. Só as mais conhecidas filmagens da manifestação que acaba com a polícia a lançar gás sobre as pessoas.
(Mas sobre o tópico da colocação...)
Vale pouco. Mas sempre serve para dar visibilidade e chamar a atenção para o problema, ou fenómeno em causa, e para alertar consciências, na esperança que daí saia algo de positivo.
O que, independentemente de se ser ou não optimista, creio que é algo que não se perde nada em tentar.
Vou agora sair de casa para apanhar o comboio para Lisboa.
Porquê?
Inteirei-me da data e consultei a hemeroteca para ler o jornal do dia em questão.
Não percebi qual o paralelismo com o dia do post, daí perguntar o que quer dizer: Porquê?
Essa pergunta é para mim? Por ter referido "a altura em que é feita esta colocação"?
A imensa manifestação de apoio à candidatura de Humberto Delgado que se realizou no Porto não impediu que o governo de Salazar fizesse uma "chapelada" nas eleições presidenciais. Aquele bravo povo do Porto que desafiou o poder da ditadura em 1958 ficou calado até que, em 1974, num dia de Abril (a 25), houve um episódio de teatro de rua que mudou tudo para que tudo ficasse na mesma. Hoje, os filhos da luta de 1958 são os ex-cravos dos novos cravas.
Ok, é uma referencia intemporal :)
Pensei que o post tivesse algo relacionado com a data em que foi feito (9 de Março).
(Des)ligado da foto entendo mais o "episódio de teatro de rua que mudou tudo para que tudo ficasse na mesma".
Obrigado pela explicação.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial