20051013

Jogo matemático

A matemática deveria ser uma coisa divertida.
Ao contrário de muita gente, não escolhi seguir a vertente de letras na escola para "fugir à matemática", como sempre ouvi os outros dizer. Devo acrescentar que é uma pena que a matemática seja encarada como um "bicho papão", daqueles que dão pesadelos quando até pode ser algo divertido. Veja-se, por exemplo, o grande sucesso de vendas que é o livro "O Código da Vinci", com todas as suas revelações matemáticas. Aliás, a matemática serve de ferramenta a Dan Brown para esconder um código dentro do código (daqui a uns tempos explicarei com mais detalhe porque digo isto).
Para já, deixo-vos um pequeno jogo matemático, interactivo, uma vez que envolve uma resposta que vos darei por e-mail, assim que receber o vosso e-mail com o resultado de umas contitas que vos irei pedir.
Para começar o jogo, peguem em dois dados, daqueles normais dos joguinhos, numerados de um a seis... Lancem os dados e vejam os números. Irei adivinhar quais são esses números se me enviarem por e-mail o resultado de umas contas que devem fazer como de seguida explico:

1 - Escolham um desses números, um qualquer mas apenas um, e multipliquem esse número por 2 (os números podem ser repetidos, não há problema).
2 - Ao resultado dessa multiplicação, some-se 5.
3 - Ao resultado dessa soma, multipliquem por 5.
4 - Ao resultado dessa multiplicação, somem o outro número do outro dado.
5 - Mandem o resultado para o e-mail do blogue e recebem a minha resposta com os números que estavam nos dados!

(Exemplo: nos dados estão os números 3 e 4. Escolhe-se, ao acaso, o número 3 e multiplica-se por 2: 3x2=6; soma-se 5: 6+5=11; multiplica-se por 5: 11x5=55; e soma-se o outro número do dado: 55+4=59; e manda-se o número 59 para o e-mail do blogue (paramimtantofaz@hotmail.com)e, na volta, recebem a minha resposta: 3 e 4. Experimentem!...)

Claro que podem estar a pensar que tenho aqui uma tabela que corresponde aos resultados possíveis, mas garanto-vos que não e, caso estivessem ao meu lado, a minha resposta seria quase imediata e sem cábulas!
Depois ensino-vos o "truque"...
Até lá, divirtam-se com a matemática!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial