20050117

"Decanos" ou "Senadores"

Notícia da secção "Media" do diário "Público" de sábado passado (atenção ao título da notícia):

Decanos da Política Debatem Futuro do País
Sábado, 15 de Janeiro de 2005

Mário Soares, Francisco Pinto Balsemão, Diogo Freitas de Amaral e Adriano Moreira são os convidados do programa Prós e Contras, na noite da próxima segunda-feira, onde será debatido o momento actual e o futuro da democracia portuguesa. "O que temos de saber para escolher melhor as nossas elites políticas? Que motivações devemos ter presentes quando votamos?", serão o mote da emissão, com "o intuito de saber como puxar o país para cima" e de revelar "um lado positivo e de esperança", segundo afirmou a responsável, Fátima Campos Ferreira, ao PÚBLICO. Trata-se de "mobilizar a opinião pública para as eleições", acrescentou a jornalista, que considera que a escolha do tema se justifica em vésperas do início da campanha eleitoral e a um mês da realização do sufrágio.

Notícia do mesmo diário, na mesma secção, hoje, segunda-feira (ver título):

DEBATE O QUE PENSAM OS SENADORES DE PORTUGAL?
Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2005

A um mês das eleições, e em vésperas do início da campanha eleitoral, a RTP reúne Mário Soares, Francisco Pinto Balsemão, Adriano Moreira e Diogo Freitas do Amaral. Quatro pensadores, homens que ajudaram a construir a identidade da democracia portuguesa vêm ao Prós e Contras para reflectir sobre o momento actual e o futuro. O que é preciso saber para escolher melhor as elites políticas? Que motivações devem ser levadas em conta na hora de votar? Estas são algumas questões debatidas durante o programa.
......
Conclusão:
Em dois dias os "decanos" passaram a ser "senadores". "Decanos" seria a designação mais correcta, pois eles são os mais velhos de uma classe. Só faria sentido serem "senadores" se tivessemos um Senado em Portugal e se aqueles homens tivessem sido escolhidos através de uma votação para tal cargo.
Por outro lado, se o País está neste estado, se o tal governo da incubadora deu nisto, vão ser os pais do sistema que vão resolver tudo? Assim não dá, pois vamos continuar a andar para trás, em direcção ao abismo do qual viemos...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial