20030819

Nota

Encontrei esta nota biográfica sobre Sérgio Vieira de Mello;

"Sérgio Vieira de Mello, que chefiou a missão da ONU em Timor Leste, será

o próximo Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos



A 23 de Julho, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, aprovou a proposta de nomeação de Sérgio Vieira de Mello, um nacional do Brasil que ajudou a conduzir Timor Leste à independência, para o cargo de Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos.


O Dr. Vieira de Mello, que sucederá a Mary Robinson, da Irlanda, no mais alto posto da estrutura de direitos humanos da Organização, iniciará o seu mandato de quatro anos a 12 de Setembro de 2002.

Falando após a acção tomada pela Assembleia, o Representante do Brasil disse que a nomeação do Dr. Vieira de Mello era um bom augúrio quanto à continuação do excelente trabalho levado a cabo pelas Nações Unidas no domínio da promoção e protecção dos direitos humanos. As suas importantes realizações em Timor Leste e ao leme do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários foram apenas os exemplos mais recentes de uma longa carreira dedicada à realização dos valores consagrados na Carta das Nações Unidas. Elogiou também Mary Robinson pelo seu trabalho inestimável como Alta Comissária para os Direitos Humanos. Durante os cinco anos que exerceu o cargo, ajudou a sensibilizar para a situação difícil das vítimas de abusos e de violações dos direitos humanos, disse o delegado brasileiro.

A 22 de Julho, após consultas com os presidentes dos cinco grupos regionais de Estados Membros da ONU, o Secretário-Geral Kofi Annan nomeou Sérgio Vieira de Melo para se tornar o mais alto funcionário das Nações Unidas na área dos direitos humanos, informou, em Nova Iorque, um porta-voz da Organização.

Até Maio, o Dr. Vieira de Mello foi o Chefe da Administração de Transição das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET). Antes disso, foi, durante um breve período, Representante Especial do Secretário-Geral para o Kosovo, após uma passagem pela Sede da ONU em Nova Iorque, onde ocupou o lugar de Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Humanitários. Desde 1969, a maior parte da sua carreira desenrolou-se no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), onde também teve uma experiência considerável no terreno.

O Dr. Vieira de Mello sucederá à Alta Comissária Mary Robinson, que aceitou permanecer no cargo durante mais um ano, após ter completado o seu mandato, em Setembro de 2001. Este cargo foi criado pela Assembleia Geral, na sequência da Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, de 1993, e José Ayala-Lasso, do Equador – um negociador crucial nesse processo – veio a tornar-se o primeiro Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, a 5 de Abril de 1994.

O Alto Comissário é o funcionário da ONU sobre quem recai a responsabilidade primordial pelas actividades da Organização na esfera dos direitos humanos, sob a direcção do Secretário-Geral, a cuja autoridade está sujeito, e no quadro da Assembleia Geral, do Conselho Económico e Social e da Comissão de Direitos Humanos."


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial