20041020

"bom dia"

Há 10 anos criei para as páginas de domingo do diário portuense "O Primeiro de Janeiro" as aventuras de Roque Gomes, o detective da baixa portuense. As ilustrações eram feitas a título gracioso por um amigo. Normalmente, eu chegava a casa dele com a ideia da história, descrevia-lhe a situação e ele lá me arranjava, na hora, um desenho sempre espectacular... Para mim, com aquele desenho na mão ou apenas com a simples antecipação de que iria ter uma ilustração genial, era sempre fácil escrever uma história todas as semanas. E, cada vez que eu imaginava alguma aventura do detective, via-o também a habitar aquele mesmo apartamento da Rua Firmeza onde esse meu amigo fazia as ilustrações. Porém, houve alturas em que esse amigo, como andava a aprender a tocar guitarra e a ter aulas de música, não podia entregar-me as ilustrações a tempo da publicação no jornal. Lembro-me que uma vez saquei uma série de desenhos soltos que tinha espalhados pelo seu quarto e crei depois aventuras de Roque Gomes para aqueles desenhos... Ficaram assim assegurados mais alguns episódios. Até que a vida nos foi separando... Eu continuei no jornalismo e ele expandiu para a pintura e música.
Hoje, com orgulho, tal como já o fiz há uns tempos atrás, fui comprar mais um disco do Manel. Depois dos "Ornatos Violeta", o Manel Cruz está agora no planeta "Pluto" e o seu novo disco chama-se "bom dia".
Para ver e ouvir.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial