20031104

Soares apoiará Cavaco

Alguém resolveu criar um blogue não oficial de apoio à candidatura de António Guterres à Presidência da República.
Mas viu-se logo que tem uma visão um pouco errada do rumo da história e dos acontecimentos. O autor do blog colocou lá, por exemplo, uma notícia do dia 1 de Novembro, onde dizia o seguinte:
"Mário Soares admite perante os microfones da rádio Antena 1 a possibilidade de apoiar uma eventual candidatura presidencial de António Guterres se o objectivo for derrotar um candidato da direita".

A notícia da agência Lusa, reproduzida no "Público" de domingo, dia 2, dizia mais:

Mário Soares Admite Apoiar Guterres para PR Contra Candidato da Direita
Por LUSA
Domingo, 02 de Novembro de 2003

O antigo Chefe de Estado e actual eurodeputado Mário Soares (PS) admitiu ontem a possibilidade de apoiar uma eventual candidatura presidencial de António Guterres se o objectivo for derrotar um candidato da direita.

"Não terei dúvidas em o apoiar se do outro lado estiver uma pessoa de direita, mas também é preciso saber se há outras pessoas", disse Mário Soares à rádio Antena 1, numa entrevista em que elogiou o sentido de Estado de Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro do PSD apontado como um dos potenciais candidatos à Presidência da República.

"Um homem de convicções, dele nunca disse que é um homem de direita, tem as características de um social-democrata liberal próximo de Schroeder (chanceler alemão)", declarou Soares, sobre Cavaco Silva. Na análise sobre figuras da vida portuguesa, Soares frisou que o líder do PS, Ferro Rodrigues, "está a ser atacado como nunca aconteceu com nenhum outro dirigente político em Portugal".

Acerca de Guterres salientou que "é muito novo e tem certamente um futuro político pela frente", tendo como primeiro-ministro feito coisas boas e coisas más, mas, no final, "fez muitas más coisas e deixou que isto andasse como andou", pelo que se interrogou sobre "como é que os portugueses o vão desculpar".

....
Estão agora a ver o tipo de "apoio" de Soares?
Soares disse claramente que "Cavaco Silva tem as características de um social-democrata liberal próximo de Schroeder". Logo, se houver uma candidatura de Cavaco Silva, Mário Soares poderá não a apoiar directamente, mas creio que também não o irá criticar como gostaria aquele que vier então a ser escolhido como candidato socialista.
Guterres, como "é muito novo", que espere só um bocadinho. Cavaco, quanto a mim, irá estar em Belém apenas cinco anos. Depois, diz que está cansado e então Guterres poderá medir forças com Santana Lopes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial