20030818

Moore

Recebi uma mensagem no meu telemóvel. Era A. a avisar-me que no canal Hollywood estava a dar um filme realizado há uns anos por Michael Moore (o vencedor do Óscar do documentário "Bowling For Columbine").
Neste filme, "Canada Bacon", (que retrata uma invasão do Canadá por uns norte-americanos) Moore já explorava algumas das diferenças entre o Canadá e os EUA que, mais tarde, iria utilizar no documentário.
Está lá a questão das armas, as portas abertas e toda a diferença entre um lado da fronteira e o outro. O episódio que gostaria de aqui destacar é aquele em que o polícia motorizado (Dan Aykroyd) faz parar o camião conduzido por John Candy e chama-lhe a atenção para os escritos que adornam o veículo, pois este está repleto de frases insultuosas para o Canadá. Quando estamos à espera de uma punição por causa do conteúdo, eis que o polícia o multa por as mesmas não estarem escritas nas duas línguas oficiais do país: Inglês e Francês. Ou seja, és livre de insultar, mas tens de o fazer de acordo com as regras.
Lembrei-me que, por exemplo, no Algarve, onde estão os bares cheios de ingleses, raramente se cumpre a disposição que obriga às presença das duas línguas "oficiais" naquela "colónia": Português e Inglês. Só a última prevalece. Dar-se ao respeito nos detalhes. É esse o primeiro passo para construir uma Nação e todos os dias é um bom dia como qualquer outro para começar.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"operación canadá", 1995

21 fevereiro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

em mallorca falam alemao.....

21 julho, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial