20080209

Sim, ainda pode...

A campanha de Barack Obama produziu um vídeo que nos captiva na beleza da concepção e, sobretudo, pela força das palavras escolhidas...



Depois deste vídeo, onde até Scarlett Johansson implora por mais e mais mudança, e apesar de ainda me manter alicerçado na posição de realista bem informado que leva a dizer ser Hillary Clinton a candidata dos Democratas, acho possível que Barack Obama possa ultrapassar o "status quo" político que vem desde 1980 e conseguir a nomeação.
Recordo que no pós-Nixon, em 1976, os norte-americanos, cansados da guerra e da política do Watergate, elegeram Jimmy Carter, um Democrata que não era propriamente um génio a falar...



Governador de um Estado do Sul (Geórgia) e conhecido como sendo um agricultor de amendoins...



Apesar dos quatro anos de Carter terem depois alcançado marcos hoje inimagináveis...



... tal acabou por provocar o surgimento da dupla Reagan/Bush. George Bush, ex-chefe da CIA, ainda sonhou com a possibilidade de poder vir a tornar-se no principal candidato Republicano logo em 1980. Depois, já com a designação de Reagan, colocou-se a possibilidade de Bush nem sequer poder vir a ser candidato a vice-Presidente. Contudo, a história desse improvável país que é a América resolveu então presentear o mundo com uma nova esperança através da dupla Reagan/Bush.



Estes últimos conseguiram fazer com que Jimmy Carter não fosse reeleito. E a forma de como isso foi cumprido é uma história sobejamente conhecida pela maioria dos leitores regulares deste blogue...
Agora, Barack Obama não é um agricultor de amendoins e parece estar bem seguro do que quer e para onde quer ir... Se o deixarem, vamos ver se não vai ser igual aos outros.

Etiquetas: , , , ,

4 Comentários:

Blogger Motim disse...

Sou céptico.

09 fevereiro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sei que vocês sabem que se o MacCain ganha as eleições nos EUA é o fim da picada!
Destes dois a Hillary tem mais hipóteses de o bater, portanto espero mesmo que a cornuda ganhe.

09 fevereiro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

És mesmo crente!

10 fevereiro, 2008  
Blogger José Luís Malaquias disse...

Penso que a História ainda um dia vingará a memória de Jimmy Carter como um dos grandes Presidentes que os EUA já conheceram.
Ainda hoje, a sua presidência é tida como fraca mas conseguiu sucessos como a única paz duradoura entre Israel e um país árabe, o início da estratégia de envolvimento da União Soviética no pântano do Afeganistão, que contribuiu para a o seu desmantelamento eventual. Foi ainda no tempo de Carter que se estabeleceram muitas das empresas, como a Apple ou a Microsoft, que viriam a impulsionar um dos maios períodos de crescimento económico dos EUA.
Mais do que isso, tudo indica que Carter teria sido reeleito se não tivesse sido arrastado para uma lenta agonia na crise dos reféns em Teerão, havendo hoje fundadas suspeitas de que a campanha de Reagan tenha cometido a traição suprema de subornar as autoridades iranianas para prolongar o cativeiro dos reféns e, desse modo, assegurar a vitória nas eleições de 1980.

13 fevereiro, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial