Páginas

20040426

Divulgação cultural

Para divulgar:

Gavin Menzies, autor de "1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo", Publicações Dom Quixote, vai estar em Portugal de amanhã até ao fim da semana, para promover o seu livro.
Eis um "cheirinho" da obra:

"Terá sido Cristóvão Colombo o primeiro a descobrir a América em 1492? E Fernão de Magalhães o primeiro a fazer a viagem de circum-navegação do mundo em 1521? Desde sempre a ideia de possíveis contactos entre o Velho e o Novo Mundo procedentes destes grandes feitos suscitou a fantasia de historiadores e curiosos, dando vida a teorias e conjecturas mais ou menos fundamentadas. Neste livro coloca-se uma nova hipótese, baseada na descoberta de antigas cartas náuticas, na análise ao computador de datas astronómicas, na descoberta de despojos de navios no Mar das Caraíbas, entre outras provas. De acordo com Gavin Menzies, foram os chineses os primeiros a atingir a costa americana assim como a fazer a primeira viagem completa à volta do mundo. Sob o comando do lendário almirante Zheng He, uma frota composta por mais de cem navios deixou a China em Março de 1421 para atravessar o oceano Índico, dobrar o Cabo da Boa Esperança e explorar as costas sul-americanas e australianas. Um grupo de exímios cartógrafos terá desenhado um mapa detalhado desta extraordinária viagem. Mapa que depois de várias peripécias terá chegado a Portugal em 1428 e acabado nas mãos dos maiores navegadores europeus."

Sobre o autor:
Gavin Menzies (Oficial da Marinha Britânica, na reserva) nasceu em 1937 na China, onde viveu os dois primeiros anos da sua vida. Entrou para a Royal Navy em 1953 e serviu em submarinos entre 1959 e 1970. Durante a sua carreira percorreu as rotas de Cristóvão Colombo, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e de outros grandes navegadores. Ao longo dos quinze anos de investigação que levou a cabo para escrever este livro, visitou mais de 120 países e mais de 900 museus e bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário