Ontem à noite, num canal de televisão (não sei especificar qual), ouvi a jornalista dizer qualquer coisa parecido com isto durante a reportagem sobre as inundações na baixa de Coimbra: "E esta igreja teve de cancelar uma missa...". Nada mais. Ainda entrevistaram o padre da mesma, mas nem mais uma palavra sobre a igreja e a sua importância. Afinal, "esta igreja" era apenas a Igreja de Santa Cruz, aquela onde estão os túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I...
Graças a Deus, os túmulos (magníficos) estão lateralmente junto ao Altar-Mor, num plano mais elevado da Igreja, pelo que penso não terem sido atingidos (a água chegou a meio-metro de altura dentro da Igreja).
ResponderEliminarMas claro, estes jornalistas, autênticos analfabetos funcionais, nem sequer saberão quem foi o nosso primeiro Rei, e Fundador da Pátria, e muito menos quem foi o Seu Filho.
«Ò admirável mundo novo, que tais filhos tens!»
É claro, Caro Frederico, que não me estava a referir a Si, nem aos jornalistas com nível e cultura como o Frederico, que felizmente ainda os há. Referia-me aos redactores e locutores que agoram polulam nas nossas televisões e não só, como quem deu a notícia televisiva.
ResponderEliminarCumprimentos.
Igreja da Santa Cruz; túmulos de Sao Berardo e Companheiros Martires Franciscanos de Marrocos (le loro ossa operano prodigi)
ResponderEliminar