Vou então apresentar as soluções do passatempo iniciado no domingo e destinado a premiar um leitor com um exemplar do meu próximo livro.
Teste 1 - Primeiro Dia
Cinco perguntas de um ponto cada:
1 – O primeiro poema do poeta português Fernando Pessoa foi uma quadra escrita quando ainda era um menino de apenas sete aninhos e é dedicado à sua mãe (hoje, nem de propósito, é dia da mãe). O poema, intitulado "À minha querida Mamã", reza assim: "Ó terras de Portugal / Ó terras onde nasci / Por muito que goste delas / Inda gosto mais de ti". Quais eram os dois primeiros nomes da mãe de Fernando Pessoa?
Resposta: Maria Madalena
2 – Vasco Fernandes era o seu verdadeiro nome e num museu de uma cidade de Portugal está exposta a sua pintura da "Última Ceia". Qual é o nome desse museu e em que cidade podemos encontrá-lo?
Resposta: Museu Grão Vasco em Viseu
3 – Em que ano faleceu "Monteiro dos Milhões"?
Faleceu em 1920 (Augusto Carvalho Monteiro, mais conhecido como "Monteiro dos Milhões" era o proprietário da Quinta da Regaleira)
4 – Em Portugal, onde podemos encontrar o "Banco do 515"?
Resposta: No Palácio da Regaleira.
5 – No livro "O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos, o personagem principal, que é professor universitário, anda quase 100 páginas da obra à procura de um livro do filósofo Michel Foucault que lhe dê a resposta à pergunta "QUAL O ECO DE FOUCAULT PENDENTE A 545?". Finalmente, na página 285 do "O Codex 632", o tal professor universitário encontra numa livraria o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco, que José Rodrigues dos Santos explica ser "a última obra do mesmo autor", justificando assim a ignorância do professor universitário face à tão óbvia mensagem que associava "Foucault" e "Eco". Ora, sabendo que a história se passa no ano 2000 (três meses antes da data da Descoberta do Brasil), será que esta menção de José Rodrigues dos Santos à obra de Umberto Eco como sendo "a última obra do mesmo autor" estará correcta? Afinal, em que ano foi editado pela primeira vez o livro "O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco?
Resposta: 1988
Teste 2 Segundo Dia
Cada nome correctamente identificado equivale a um ponto
Solução:
1 - Carvalho da Silva
2 - Vítor Ramalho
3 - Mário Soares
4 - Vicente Jorge Silva
5 - Jorge Lacão
6 - Luís Capoulas Santos
Teste 3 Terceiro Dia
Su Doku correctamente preenchido equivale a cinco pontos
Coluna 1 - 1 4 3 6 5 2
Coluna 2 - 2 6 1 4 3 5
Coluna 3 - 5 2 6 1 4 3
Coluna 4 - 4 3 2 5 6 1
Coluna 5 - 3 5 4 2 1 6
Coluna 6 - 6 1 5 3 2 4
Teste 4 Quarto Dia
Coluna 1 - 6 3 2 4 1 5
Coluna 2 - 1 2 4 5 3 6
Coluna 3 - 5 4 6 1 2 3
Coluna 4 - 3 1 5 6 4 2
Coluna 5 - 4 5 3 2 6 1
Coluna 6 - 2 6 1 3 5 4
Teste 5 Quinto Dia
Cinco pontos
O número que se segue ao 19 é o 200, pois é uma sequência de números começados pela letra "D".
O vencedor será contactado por e-mail.
Durante os cinco dias houve quem tivesse respondido sempre certo ao desafio diário e tenha obtido a pontuação máxima, 25 pontos. O critério de desempate, conforme anunciei, foi rapidez com que enviaram as soluções certa. Contudo, ontem recebi uma série de respostas com todos os desafios de alguns "bons portugueses" que deixaram tudo para a última da hora. Resolvi separar assim as águas e, dentro desses, também irei premiar aquele que as mandou mais depressa.
A todos os que participaram mas não ganharam nada, o meu muito obrigado pela participação, mas se puderem comprar o livro, prometo depois que lhes faço uma dedicatória devidamente personalizada numa qualquer sessão pública onde possam estar presentes. Só precisam de se identificar como sendo um dos participantes do passatempo!
Um abraço a todos e obrigado pela preferência neste blog que também é vosso.
Frederico,
ResponderEliminarSerá sempre um prazer ler o seu Blog. Fico à espera da sessão de autógrafos.
Um abraço e bem haja!
Banco 515 ,nunca ouvi falar, é banco comum ou só dos ricaços?
ResponderEliminar515, numerologicamente podemos dizer =
5+1+5 = dá 11. numero illuminati