Páginas

20051127

Avenida dos Traidores

No meu Porto natal prepara-se uma autêntica revolução com a remodelação da Avenida dos Aliados que muita polémica tem causado. Não sei se vai ser possível minimizar os estragos e se a solução futura irá ser a melhor, contudo, há um detalhe do projecto que tenho de destacar. Tanto quanto acredito (posso estar mal informado), acho que faz igualmente parte do projecto rodar em 180 graus a estátua equestre de D. Pedro IV, fazendo com que esta fique de costas para o rio Douro e de frente para a Câmara Municipal...
Se isto vier a ser verdade, convém recordar que a estátua estava virada para aquela direcção porque era ali, do outro lado do rio, que estava o inimigo que cercava a cidade do Porto, as tropas de D. Miguel.
Por ter sabido resistir ao cerco, a cidade recebeu depois o coração do Rei e, mais tarde, o título que orgulhosamente ostenta de "Invicta".
Agora, se a actual Câmara do Porto insistir na necessidade de se rodar a estátua, saiba que vai assumir que o "inimigo" passa a estar entre nós... e dentro da Câmara!
E ainda que o Porto já não é a "Invicta".
Não sei essa será a decisão mais correcta nos tempos que correm, ou se, pelo contrário, será mesmo a interpretação mais correcta da realidade uma vez que esta administração camarária parece ser pródiga em criar inimigos dentro da cidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário