Meus senhores, tenho a anunciar o fim do desafio "Quem disse isto?"
(Para quem só agora aqui chegou, ver, por favor, uns "posts" um pouco mais abaixo)
Ontem recebi este e-mail:
"caro Frederico,
Realmente, sem esperar, vi-me numa investigação desenfreada para responder ao seu desafio (algo que me interessou, apesar de não ligar muito à política – infelizmente), e acho que encontrei a resposta...
Vejamos os dados fornecidos pelas declarações:
Faculdade de Direito. Em 1974, 'eu entrei para o partido com 14 anos, para a Juventude Centrista, e fui a um comício da JC em Lisboa'.
Ou seja, este político formou-se na Faculdade de Direito, em 74 tinha 14 anos e foi a Lisboa (portanto seria do Porto?). Se acrescentarmos a isto, a sua pista: 'Vou, porém, dar mais uma pista: a afirmação foi publicado num jornal nacional durante a campanha eleitoral das legislativas de 1995.'... (seria ele deputado?) Recorri-me então ao Google e descobri um organismo chamado Stape e que havia um candidato pelo Porto nas Eleições Legislativas de 1995, que tem actualmente 44 anos e é realmente jurista, chamado António Lobo Xavier. Um homem conhecido pelo seu carácter belicoso e também por pertencer à Opus Dei...
Será ele?"
Respondi depois a este e-mail pedindo mais dados sobre a investigação antes de anunciar formalmente o fim do desafio.
Na resposta recebi a seguinte mensagem:
"Depois de ler e reler a citação e a tua pista decidi pegar num dos melhores motores de busca da Net (passe a publicidade) e colocar dados como Partido Popular, 25 de Abril e Legislativas de 1995, mas não estava a ver nenhuma ligação. depois, graças a uma sugestão de um amigo ('o gajo foi para Lisboa, não era de Lisboa'), voltei a reler o texto e pensei: 'exactamente ele foi a um comício a Lisboa e tinha 14 anos na altura. se acrescentar a pista do Frederico... presumo que era um candidato doutro sítio... mas qual?'. eis que então tentei entrar no site do CDS/PP e nada. estava offline. então recorri outra vez ao Google colocando no search do google.pt: 'Resultados Eleitorais' 'legislativas 1995'. E aí fui descobrir uma organização chamada Stape (que confesso que desconhecia) e à página www.stape.pt/guia.asp. Clicando em 'Resultados Eleitorais' fui dar a www.stape.pt/resultados.htm e aí encontrei a opção 'Consulta de Resultados Eleitorais – 1975 a 2002'. Cliquei. Fui parar a http://stape.ef.pt:85/menu.asp. Cliquei em 'Os Candidatos e os Eleitos' (pareceu-me lógica a opção) e fui parar a http://stape.ef.pt:85/candidatos/candidatos.asp, onde fiz uma busca por 'Cargo' (deputado à Assembleia da República) e por 'Distrito' (escolhi o do Porto, por palpite confesso). Aí deparei-me com três nomes e a dúvida colocou-se: 'Quem será?', 'Será que é o distrito certo?' Voltei ao Google e pesquisei por 'António Lobo Xavier' (que até à altura não estava a ligar com o bacano do Porto) e descobri que ele era jurista, conselheiro da Sonae, membro da Opus Dei e que tinha 44 anos actualmente... BINGO!
Ou seja, foi tudo uma questão de sorte, de intuição e de um amigo atento (porque confesso, a minha grande lacuna é ser apartidário, não perceber nada de política e não saber muito, infelizmente, sobre o 25 de Abril).
espero que tenha sido claro e te tenha explicado bem o meu raciocínio. se precisares de mais alguma coisa já sabes..."
Perante toda esta descrição detalhada tenho que anunciar mesmo o fim do desafio e dar os parabéns a alguém que conseguiu responder à primeira (e que deseja manter o anonimato).
Mais acrescento que a referida citação de António Lobo Xavier, actual comentador político no programa da SIC-Notícias "A Quadratura do Círculo", foi originalmente publicada na edição de 26 de Setembro de 1995 do "Diário de Notícias".
ackscalsim senhor está aprovado com distinção pela sua pesquiza tenaz. Eu sigo a mesma táctica mas apanho alguns deslizes. Este Lobo Xavier, na quadratura do Circulo faz de dama de companhia do asqueroso Pacheco Pereira e quando discorda só um bocadinho é quási obrigado a pedir desculpa. Peço a sua ajuda para a minha petição para a Privatização da RTP QUE TANTOS MILHÕES CUSTA AO ERÁRIO PUBLICO E OS PROGRAMAS AINDA CONSEGUEM SER PIORES
ResponderEliminarhttp://www.peticaopublica.com/?pi=lidia
Obrigada pela ajuda e passa a palavra lidia sousa