20060329

Colaboração de um leitor

Recebi esta colaboração de um leitor. É longo, mas bastante completo. Quanto aos links, desculpem, mas agora não tenho tempo de os fazer de uma forma mais directa, porém não há nada como o tradicional "copiar e colar"...

A demolição da censura

Na semana passada o actor norte-americano Charlie Sheen (Platoon – Os Bravos do Pelotão, Wall Street) colocou a carreira e própria vida em risco ao dar duas entrevistas (http://citadino.blogspot.com/2006/03/o-actor-charlie-sheen-questiona-verso.html) ao activista Alex Jones (http://www.infowars.com), nas quais pôs em causa toda a versão oficial dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Foi desta forma que ele se juntou a um grupo de centenas de personalidades que nos últimos quatro anos e meio têm vindo a público afirmar que essa versão oficial não só é implausível como impossível, chegando a violar as próprias Leis da Física. Este grupo inclui Andreas Von Bülow, antigo ministro da Defesa e da Tecnologia da Alemanha e ex-director dos Serviços Secretos Alemães (http://www.prisonplanet.com/020804vonbuelow.html); Michael Meacher, ex-ministro do Ambiente do governo britânico de Tony Blair (http://www.guardian.co.uk/comment/story/0,3604,1036571,00.html); Ray McGovern, antigo conselheiro presidencial e ex-analista da CIA (http://www.prisonplanet.com/articles/october2005/191005McGovern.htm); Paul Craig Roberts, Secretário do Tesouro durante o mandato do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e pai da sua política económica (http://www.prisonplanet.com/articles/february2006/080206towerscollapse.htm); Robert Bowman, antigo director do Programa de Defesa Espacial Star Wars e ex-coronel da Força Aérea dos EUA; Steven Jones, Professor de Física da Universidade de Brigham (http://www.prisonplanet.com/articles/november2005/121105twintowers.htm); David Shayler, ex-oficial do MI5, os serviços secretos britânicos (http://www.prisonplanet.com/articles/june2005/270605insidejob.htm); Morgan Reynolds, Professor catedrático da Universidade A&M do Texas que integrou o governo do actual presidente norte-americano George W. Bush durante o seu primeiro mandato (http://www.prisonplanet.com/articles/june2005/160605governmentcomplicit.htm), e muitos, muitos outros. Alguns destes nomes fazem parte de um movimento criado em Janeiro deste ano chamado Scholars for 9/11 Truth (http://www.scholarsfor911truth.org) (Académicos pela Verdade sobre o 11 de Setembro), que conta com cerca de 50 membros, entre os quais professores universitários, estudantes, cientistas e investigadores de diversas áreas.

Todas estas individualidades apresentam informações que têm sido constantemente censuradas pelos órgãos de comunicação social, e sugerem que o 11 de Setembro tenha sido um golpe interno perpetrado pela elite que controla o poder político e militar nos EUA (http://www.serendipity.li/wtc.htm). Algo que se torna ainda mais perturbador quando muitos outros atentados, como os de 11 de Março de 2004 em Madrid (http://www.11-s.net/11-M-claves.php) e os de Julho de 2005 em Londres (http://www.serendipity.li/london/bombings.htm), sofrem dos mesmos sintomas: modus operandi semelhantes, planeamento e execução militares, ocultação de factos, uma investigação ridícula e versões oficiais incoerentes que não resistem a indagações mais meticulosas. Os objectivos de todas estas operações psicológicas são comuns: muito resumidamente, criar várias crises de terror em toda a população ocidental e apresentar como soluções imediatas cruzadas bélicas para ocupar pontos estratégicos no planeta, permitindo a expansão da hegemonia global norte-americana e o controlo total de recursos vitais; ao mesmo tempo que se retiram liberdades aos cidadãos sob o pretexto de uma maior segurança, permitindo controlar toda a população e aniquilar quaisquer linhas de pensamento dissidentes (“é para vossa protecção!”, tal como referido em V de Vingança, um filme actualmente em cartaz que recomendo).

No entanto Charlie Sheen fez na semana passada o que ilustres investigadores, professores catedráticos e ex-ministros não conseguiram durante quase cinco anos: furar a censura e conseguir algum tempo de antena num programa da CNN, que transmitiu as suas declarações e expôs milhões de pessoas a factos sobre o 11 de Setembro que têm sido permanentemente ocultados (http://www.prisonplanet.com/articles/march2006/240306goesviral.htm). Um feito ao qual se seguiu uma onda de ódio na imprensa norte-americana e britânica – os fabricadores de opinião atacaram Sheen pelo seu passado controverso mas foram incapazes de contestar os factos expostos por ele (http://www.prisonplanet.com/articles/march2006/230306attackssheen.htm). O actor, agora também activista político, respondeu pessoalmente a vários ataques e desafiou os media a confrontar as evidências (http://www.infowars.com/articles/sept11/sheen_statement_guardian.htm). De notar que os actores Gary Busey (Arma Mortífera, Predador 2) (http://www.sacredcow.com/media/source/other_artists/gary_busey/busey1_bg.rm), Dean Haglund (Ficheiros Secretos) (http://www.prisonplanet.com/articles/december2005/161205Haglund.htm) e James Woods (Ghosts of Mississippi) (http://www.prisonplanet.com/transcript_actor_james_woods.html) já muito antes tinham vindo a público dizer que existem milhares de perguntas sobre o 11 de Setembro que permanecem sem resposta. Nas últimas horas, a actriz Sharon Stone (Instinto Fatal) (http://www.infowars.com/articles/sept11/sheen_showbiz_sharon_stone.htm) e o actor, realizador e produtor Ed Asner (http://www.infowars.com/articles/sept11/asner_on_cnn.htm) juntaram as suas vozes a Charlie Sheen.

Aos poucos a população directamente afectada pelas operações de terror acordou e percebeu que o discurso dos políticos e dos jornalistas não bate certo com a realidade. Na sequência das reportagens sobre Sheen a CNN questionou o seu público se acredita que a administração norte-americana encobriu a verdade sobre o 11 de Setembro: 83% dos participantes disseram que sim, numa consulta com mais de 53.000 votos únicos (http://edition.cnn.com/POLLSERVER/results/23968.content.html). Uma sondagem da Zogby International realizada a Agosto de 2004 em Nova Iorque indica que 49,3% dos habitantes dessa cidade acreditam que os líderes norte-americanos tiveram conhecimento prévio dos atentados do 11 de Setembro e conscientemente deixaram-nos acontecer; e 66% querem uma nova investigação desses acontecimentos (http://www.zogby.com/news/ReadNews.dbm?ID=855). Aqui ao lado repetem-se os números: a sondagem patrocinada pelo jornal El Mundo no segundo aniversário dos atentados do 11 de Março revela que 66% dos espanhóis acreditam que ainda não lhes disseram a verdade sobre o que realmente aconteceu nesse dia nos comboios de Madrid (http://www.elmundo.es/elmundo/2006/03/10/espana/1142024569.html).

Mas mesmo com os cidadãos a fazerem perguntas e as celebridades a levantarem as suas vozes o bloqueio informativo permanece, e o futuro continua muito sombrio. Este embuste do terror islâmico e da Guerra contra o Terrorismo já provocou a morte de centenas de milhares de seres humanos; a invasão e destruição de dois países: Afeganistão e Iraque; e o estrangulamento das poucas liberdades civis que nos restam. Os verdadeiros terroristas e as suas redes de cúmplices estão neste preciso momento em stand-by para avançar rumo ao terceiro país a ser “libertado”: o Irão. Um acto desesperado cujas consequências são imprevisíveis. Que mais é preciso acontecer para agirmos?

Aqui por Portugal, tanto a comunicação social (tirando algumas raras excepções) como todos os partidos políticos colaboram activa e conscientemente na execução e encobrimento destes crimes. Eles já revelaram de que lado estão. E nós, vamos ter ficar de braços cruzados à espera dos próximos atentados, quem sabe se nucleares? As bombas do 11 de Março provocaram 191 mortos e mais de 2000 feridos, e explodiram a menos de 400 quilómetros do nosso país. Como já foi dito (http://paramimtantofaz.blogspot.com/2006/01/o-atentado-de-lisboa.html), não estamos livres que Portugal seja o palco escolhido pelos criminosos para um dos próximos rituais de chacina humana.

Por outro lado, já estamos a pagar esta loucura no preço do petróleo, e muito mais pagaremos quando a anunciada invasão do Irão encerrar todo o Golfo Pérsico. Estes políticos estão contra a vontade da maioria da população que supostamente representam, e mancharam o nome de Portugal através da sua subserviência política e militar, cedendo tropas e equipamento de combate e gastando largos milhões de euros dos nossos impostos (http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=564485&div_id=291) para participar num dos maiores crimes de sempre contra a Humanidade.

A conclusão é muito simples: temos de ser nós próprios a passar a palavra!

Vejam e divulguem os vídeos com a informação que a CNN transmitiu mas que os media portugueses não se atrevem a tocar:
Parte 1, 23/03: http://prisonplanet.com/video/230306Sheen_CNN.wmv (26 Mb)
Parte 2, 23/03: http://www.infowarsmedia.com/showbiz_tonight/showbiz_tonight_alex_032306.wmv (27 Mb)
Parte 3, 24/03: http://www.911podcasts.com/files/video/ShowbizTonight20060324/ShowbizTonight20060324.wmv (42 Mb)
Parte 4, 24/03: http://www.911podcasts.com/files/video/ShowbizTonight20060324/ShowbizTonight20060324_Jacobson.wmv (14 Mb)
Parte 5, 27/03 (com Sharon Stone): http://www.911podcasts.com/files/video/ShowbizTonight20060327/ShowbizTonight20060327.wmv (8 Mb)

Primeira entrevista de Alex Jones a Charlie Sheen:
Vídeo: http://www.prisonplanet.tv/video/sheen_interview_net_mdm.wmv (50 Mb)
Áudio: http://prisonplanet.tv/audio/200306sheen_comm_free.mp3 (9 Mb)

Segunda entrevista de Alex Jones a Charlie Sheen:
Áudio baixa qualidade: http://www.prisonplanet.com/sheen/032406_sheen_show_audio_16k.mp3 (3 Mb)
Áudio alta qualidade: http://prisonplanet.com/audio/032406_sheen_show_audio_hi_q.mp3 (26 Mb)

Site oficial de Loose Change, o melhor documentário sobre o 11 de Setembro:
http://www.loosechange911.com

Trailer de Loose Change:
Baixa qualidade: http://www.loosechange911.com/download/trailer.wmv (7 Mb)
Alta qualidade: http://download.alciada.net/911/trailer_vcd.mpg (42 Mb)

Reportagens da FOX sobre Loose Change (Dezembro de 2005):
Reportagem 1: http://download.alciada.net/911/LooseChange2OnFoxAffiliate.wmv (8 Mb)
Reportagem 2: http://download.alciada.net/911/LooseChange2OnFoxAffiliate2.wmv (8 Mb)

António Luís de Sousa

20060328

Casper Weinberger

Casper Weinberger, que foi secretário de Estado da Defesa dos EUA durante o escândalo do Irangate, morreu hoje com 88 anos. Fora perdoado pelo pai Bush em relação ao negócio do tráfico de armas. Nesta fotografia surge ao lado do nosso actual Presidente da República. Para saber mais, basta ir ver "O Fim da Democracia".


E como seria Angola?

Graças ao Carlos Narciso regressei a Angola, mais concretamente à Serra da Leba...



Como seria Angola hoje se tivesse havido um "Abril Sangrento"?

20060326

Um 25 de Abril sangrento

"Uma revolução não se faz sem sangue", disse-me há dias um taxista desta Lisboa.
No dia 25 de Abril de 1974 não houve mortes, execepto aquelas que se registaram à frente das instalações da PIDE, na Rua António Maria Cardoso. Mas, no geral, a revolução portuguesa até foi "exemplar".
Na onda da ideia da história alternativa que aqui enunciei, acrescento que, em Abril de 2004, esteve patente nas ruínas do Convento do Carmo uma exposição de fotos inéditas do 25 de Abril que foram tiradas por um então finalista de arquitectura, Mário Varela Gomes. A exposição, inclusive, foi patrocinada pela Fundação Mário Soares.



As imagens mostravam a tensão que se vivia em redor do Quartel do Carmo durante o cerco de Salgueiro Maia ao chefe do Governo, Marcelo Caetano. São fotos das tropas da GNR, leais ao Governo, que tomam posições e esperam ordens.





Também a foto do helicanhão que podia disparar sobre as tropas no Largo do Carmo. A tensão crescia e o Largo do Carmo era um barril de pólvora..



Os soldados da GNR ali perto, no Largo Bordalo Pinheiro, junto ao Teatro da Trindade...



A dada altura dei por mim a perguntar: "Afinal, o que teria acontecido se um soldado da GNR mais nervoso tivesse dado um tiro por engano? Será que não haveria uma troca de tiros com as tropas de Salgueiro Maia? Imaginemos que isso acontecia poucos minutos antes da chega de Spínola para receber a rendição das mãos de Marcello Caetano..."



E aquela gente toda ali amontoada, a fugir, a cair mortalmente atingida por balas perdidas, pessoas espezinhas pelo pânico instalado. Várias centenas de mortos...



Será que Portugal seria hoje muito diferente se tivesse havido uma revolução com sangue?
Como seria o Portugal de hoje resultante de um "Massacre no Carmo"?
Como seria hoje a política portuguesa se tivesse havido um "Abril Sangrento"?

20060325

É ou não obrigatório virar à esquerda?



"Festival de software libre en Venezuela

El II Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre se celebra desde el viernes en la capital venezolana con el propósito de promover el uso de este tipo de programas, una iniciativa respaldada por el gobierno del presidente Hugo Chávez.
El ministerio de Ciencia y Tecnología indicó que el Festival, que simultáneamente tendrá como sede otra decena de países de la región, entre ellos Argentina, Bolivia, Brasil y Colombia, permitirá al gobierno mostrar a los venezolanos las bondades del software libre, cuyo uso sostienen ayudará a romper las limitaciones del "software de propietarios" y el dominio de empresas multinacionales como Microsoft..."

Universo alternativo

Ainda como acrescento ao "post" anterior sobre um 25 de Abril alternativo, lembro que o filme "V de Vingança", que estreou ontem, também decorre num universo de história alternativa resultante da vitória dos Nazis na Segunda Guerra Mundial.

Como seria hoje Portugal se o 25 de Abril tivesse sido diferente?

Falta um mês para o 25 de Abril. O sentido da data está cada vez mais longínquo. Aliás, Alberto João Jardim deu já o tiro de partida para o lento desaparecer da memória das portas que Abril abriu ao não permitir a realização das comemorações na Assembleia Regional da Madeira.
Nada disto me surpreende, pois sempre tive a intuição de que a Revolução foi mais um Golpe de Estado embrulhado numa operação de teatro de rua onde os personagens secundários (o Povo) não faziam mínima ideia sobre o seu real papel.
Há vários anos que penso no seguinte: "Como seria hoje Portugal se o 25 de Abril tivesse sido diferente? Como seria hoje Portugal se, em vez de uma revolução exemplar, esta tivesse sido sangrenta? Como seria hoje o País se tivesse havido um massacre no Largo do Carmo? Uma revolução não se faz sem sangue, como teria sido se tivesse havido uma revolução a sério?".
Esta linha de pensamento vem na onda de alguns livros de história alternativa. Philip K. Dick, autor de ficção-científica, por exemplo, escreveu em 1962 um conto sobre como seria a América caso os Nazis tivessem ganho a Segunda Guerra Mundial - "The Man in the High Castle". O exemplo mais famoso desta última ideia é, contudo, o livro de 1992 "Fatherland", de Richard Harris. E, mais recentemente, em 2004, Philip Roth escreveu "The Plot Against America" ("A Conspiração Contra a América" - edição portuguesa da Dom Quixote), onde explora a ideia de como seria aquele país caso o herói da aviação norte-americana Charles Lindbergh tivesse sido eleito Presidente dos EUA em 1941.

20060323

Troca de correspondência

Caros senhores,

Fui há dias surpreendido com uma carta da vossa parte avisando-me que os Canais Lusomundo iriam passar a ser pagos em conjunto.
Tenho apenas o Premium e o Gallery. Mas agora, se bem entendi, terei de ficar com os outros dois, Action e Happy, e pagar mais por isso.
Caso contrário, fico sem os que já tenho há vários anos.

Para que saibam o que penso sobre isso, indico-vos este link para o meu blog:

http://paramimtantofaz.blogspot.com/2006/03/uma-proposta-que-no-posso-recusar.html

Gostaria de ser esclarecido se estou errado nesta minha linha de pensamento.

Obrigado

frederico duarte carvalho
cliente nº........

---------------------------------------------------------------------

Estimado cliente,

Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que a situação
alterou-se, pois o produto foi descontinuado. Já não existe em sistema a oferta
isolada do Lusomundo Premium (ou do Lusomundo Premium + Lusomundo Gallery). E
precisamente por isso a TV Cabo oferece os outros canais (Lusomundo Action e
Lusomundo Happy) durante um ano, para que o cliente possa constatar a mais valia
deste mudança. Passa a ter 4 Canais com oferta total de cinema.

No final dos 12 meses a promoção da oferta dos 4 canais termina. O cliente fica com
os 4 Canais Lusomundo e começa a ser facturado ao preço de tabela pelos 4 Canais
Lusomundo. Se não quiser liga para a TV Cabo (707 299 499) para pedir o
desligamento dos canais.

Caso deseje obter informação mais detalhada, poderá consultar www.tvcabo.pt, onde
encontrará todos os dados relativos ao vasto leque de serviços fornecidos pela TV
Cabo.

Caso deseje subscrever algum dos serviços, poderá fazê-lo por intermédio de
contacto telefónico para o Serviço 808 200 400 - Informações comerciais.

Ficamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do
nosso Serviço de Apoio ao Cliente pelo e-mail cliente@netcabo.pt. Poderá, em
alternativa, contactar-nos via telefone para:

707 299 499 - Informações gerais e Facturação

707 266 466 - Apoio técnico TV Cabo

707 288 488 - Apoio técnico NetCabo

808 200 400 - Informações comerciais

Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Serviço de Apoio ao Cliente

André Mota

--------------------------------------------

Agora, uma dúvida: Digo já que não estou interessado na "oferta" e mando retirar os dois canais que ainda tenho, ou espero até daqui a um ano? Sinceramente, apetece-me mandar tirá-los já... O Hollywood tem sido bem mais interessante... Mas fico à espera de sugestões.

Sobre os anúncios deste blog

Já disse que não sou responsável pelo conteúdos dos anúncios deste blog, mas não os deixem de visitar. De certo modo acabam por dar um apoio a este vosso "truly"...

Ideias para títulos de livros

Sei que isto de dar ideias para títulos de livros é algo não devia ser feito de borla, pois apesar de saber que não se deve julgar o livro pela capa, a verdade é que isso mudou desde que José Saramago, o Nobel, confessou que muitas vezes imaginava primeiro o título do livro e só depois é que desenvolvia a obra. Mesmo assim, acho que não custaria nada deixar aqui o título para muitas obras que duvido que alguma vez venham a surgir no mercado.
Caso isso venha a suceder, apenas direi ao autores: De nada!

Então aqui vai a lista:

- "Pinto da Costa - A Biografia não Autorizada"

- "De Durão a Sócrates e de Sampaio a Cavaco (com Santana pelo meio) - A Verdadeira História do Mais Recente Golpe de Estado em Portugal"

- "Marcelo Rebelo de Sousa - Como um Criador de Factos Políticos Chega a Conselheiro
de Estado"

- "Casa Pia - O Que Já Foi Dito e o Que Ainda Ninguém Disse"

- "Como Fazer uma Travessia no Deserto - Paulo Portas e as Técnicas de Manipulação dos Media em Proveito Próprio"

- "Túnel do Marquês e Metro do Terreiro do Paço - Duas Histórias Diferentes ou Talvez Não?"

- "Fátima Felgueiras e Isaltino Morais - A Política Que Compensa"

- "O Valentão - A Ascenção Sem Queda de Valentim Loureiro"

- "O V Império na Visão de Freitas do Amaral - Uma Proposta para a Política Externa de Portugal"

- "Estádios de Futebol versus Hospitais - A Estranha Lógica das Prioridades Num País Que se Diz Europeu"

20060322

Foi há exactamente três anos

Faz hoje três anos que teve lugar a manifestação contra a guerra no Iraque. Foi nesse dia que tirei uma foto no Rossio que depois deu origem à investigação que levei a cabo e permitiu-me escrever o livro "Eu Sei Que Você Sabe - Manual de Instruções para Teorias da Conspiração". Para mais detalhes basta ir ver este meu outro blogue complementar: "O Fim da Democracia".

Charlie Sheen assumiu que pode pensar

Através do "homem" fique a saber que o actor Charlie Sheen deixou de acreditar em teorias da conspiração e assumiu, sem medos, que tem capacidade para pensar...

E o futuro, Portugal?

"Portugal vive hoje, sem dúvida, uma das horas mais graves, senão a mais grave, da sua História, pois nunca as perspectivas se apresentaram tão nebulosas como as que se deparam à geração actual.
Sem ir mais longe na análise de toda uma mentalidade em processo de evolução, o fenómeno migratório é bem o reflexo da crise actual, pois prova à evidência que a independência política deixou de ser a meta do cidadão comum. O português, quando movido pelo aguilhão da sobrevivência, já não hesita em trocar leis do seu país pela sujeição à lei estrangeira, prescindindo portanto dos seus direitos de cidadania em favor do seu bem-estar, pois temos de reconhecer que a atitude anímica mais generalizada é a tendência para procurar fora o que dentro se não acha, desde que para tanto concorram oportunidades e possibilidades.
Os homens não se constituem em sociedades por reconhecerem estas como valores transcendentes a preservar, antes, as sociedades é que constituem por atitude volitiva dos seus participes, que a elas aderem na medida em que reconhecem beneficiar da sua integração na comunidade. A vida social, na sua origem, é um pacto de permuta em que o indivíduo dá e recebe, e na qual prescinde de certos direitos e abdica de algumas liberdades em troca de maior segurança.
Haverá então que cuidar do pacto social, em ordem a reequilibrar a balança dos fluxos entre cada português e a nação, restabelecendo uns laços, reforçando outros, procurando sobretudo que cada cidadão se sinta melhor vivendo entre os seus e à maneira dos seus, em cuja vida participe com pleno direito de expressão, sentindo nas próprias abdicações actos determinados pela sua consciência, e investindo assim, voluntariamente, o seu esforço em favor de um futuro melhor. Mas, para tanto é necessário que esse futuro lhe seja claro, que o investimento se lhe revele rendível pelo menos a médio prazo e que a sua integridade como pessoa livre não seja afectada por dogmas definidos à margem da sua opinião. E para tudo isto, são indispensáveis vultosos capitais humanos e materiais, havendo que criar condições para o seu afluxo.
Um Estado débil, cujas relações se estabeleçam apenas com outro mais forte ou com um núcleo coeso mais forte, terá sempre a sua sobrevivência comprometida ou, pelo menos, mantida apenas na aparência, sendo remetido a um estatuto para-colonial. No caso português, o estabelecimento de fluxos num só sentido e a sub-utilização da nossa capacidade criadora pode conduzir-nos pela via da dependência ao desaparecimento, sem embargo de podermos manter uma aparente individualidade política.
Toda a super-estrutura deve, pois, para permitir a subsistência e a prosperidade da sociedade que serve, ser harmónica e harmonizante, isto é, deve reger-se pelo equilíbrio individual, em ordem a que da troca entre o que cada um dá e recebe resulte de um excedente pessoal que permita a satisfação das necessidades crescentes de cada um. De outra forma apenas se caminha ou para a desagregação pela via revolucionária ou pela lenta decomposição pela via da ordem estabelecida. Chocam-se, neste ponto, duas concepções antagónicas; a dos velhos liberais segundo a qual as leis naturais se encarregam desse equilíbrio, promovendo automaticamente que cada um receba, segundo o seu contributo, e a dos socialistas ortodoxos, que entendem dever a repartição ser feita de acordo com as necessidades. Entre ambas, uma concepção abstracta de estado social poderia restabelecer um ponto de encontro, marcando um limiar de necessidades mínimas que cada um deve, obrigatoriamente, ver satisfeitas seja qual for o seu contributo para a sociedade, e admitindo, a partir desse limiar, a proporcionalidade com as capacidades individuais e a sua efectiva aplicação. Esta concepção de distribuição da riqueza, em ordem à satisfação das necessidades básicas consoante as capacidades de criação de excedentes, é a pedra fundamental da harmonia social sem a qual a sociedade não prospera nem subsiste".

Muita coisa ficaria explicada...

... se acaso se soubesse que rosto se esconde por detrás daquele capuz.

20060320

Julgamento sangrento

O julgamento de Dan Brown sobre o alegado plágio terminou hoje em Londres e a sentença deverá ser conhecida antes do dia 13 de Abril.
Para mim, os autores do "O Sangue de Cristo e o Santo Graal", um original de 1982, apresentaram mal o caso ao tentarem provar que Dan Brown aproveitara a estrutura e a ideia da sua obra de investigação histórica em vez de se centrarem na óbvia cópia de certas frases e ideias para a ficção, como já aqui aqui demonstrei.
Por outro lado, Dan Brown, na minha modesta opinião, também fez uma péssima defesa quando disse que o livro de 1982 fora um dos últimos que lera durante a investigação que fizera para a sua ficção, quando, na realidade, esse livro até estava na origem de todos os outros que ele alegara ter consultado antes...
Mas, pelos vistos, a acção judicial serviu para que o livro de 1982 tivesse agora outra visibilidade que, inclusive, já chegou a Portugal...

Uma proposta que não posso recusar

Os Sopranos entraram hoje em minha casa através da caixa do correio. Gino e Guido vieram fazer-me uma proposta que não vou querer recusar. Não posso. Guido sentou-me na cadeira e disse calmamente: "Sabes, 'Federico', há uns tempos assinaste a TVCabo e tinhas dois canais de cinema. Apenas dois. Todos teus. E pagavas bem por eles. Depois, como somos boas pessoas, colocámos mais dois à tua disposição. No fundo, dividimos em quatro o que já tinhas em dois, mas isso era apenas para teres mais escolha..."
Eu respondi a medo: "Mas Guido, tu disseste que eu não era obrigado a ter os quatro! Eu podia escolher não pagá-los a todos... Eu nunca precisei deles, e o contrato...".
Nesse momento senti uma dor no baixo ventre. Gino acertara-me em cheio nos tomates e, garanto-vos, creio que vi um riso de prazer da sua parte. Aquilo não lhe custou nada. Gino cuspiu o palito, encostou o hálito de "macarrone com alho e tomate" à minha cara de desespero, levantou-me a cabeça pelos cabelos e rosnou: "Tiveste o teu tempo! Não quiseste a bem, agora vais ter como nós queremos, capice?!".
Acenei com a cabeça que sim. Estava sem fôlego, não conseguia falar...

20060319

"Causa Fácil"

A revista "Sábado" desta semana fez uma pequena confusão quando disse que a eurodeputada socialista Ana Gomes é co-autora do blogue "Glória Fácil"...



... quando na realidade o blog de Ana Gomes chama-se "Causa Nossa"...
Cá para mim, que tanto faz, penso que a confusão veio do facto de, umas páginas mais à frente, terem revelado a presença da jornalista Fernanda Câncio, namorada de Sócrates, numa das primeiras filas de uma acção partidária do PS. Esta última sim, é que é a co-autora do "Glória Fácil".



Por fim, já agora, deixo ainda um registo fotográfico publicado na "Sábado" e captado na altura do discurso de Cavaco Silva como Presidente da República.
Muito bem apanhado!

20060317

"Brokeback McDonald's"



Cá para mim, que tanto faz, a McDonald's está tentar chegar a um novo mercado...

Manifesto



O texto até que não é nada mau, mas podem ter a certeza que não vai ser por isto que irei passar a beber Martini...

20060316

Isto, por exemplo...

Um dos sinais de que a História de Portugal está a ser reescrita pela facção derrotada da Guerra Civil de 1832-34 é esta página do site de genealogia do Sapo, onde o rei de Portugal D. Pedro IV surge registado apenas e somente como D. Pedro I, imperador do Brasil.

20060315

O texto de Eça de Queiroz

Para registo dos interessados, foi este o excerto do texto de 1894, da autoria de Eça de Queiroz, que li hoje na Faculdade de Direito em Lisboa. O livro onde o mesmo surge, "Eça de Queiroz - Jornalista", foi editado pela Principia, em 2003, com coordenação de Maria Filomena Mónica.


(clicar na imagem para ampliar)

Para evitar eventuais confusões...

Declaro desde já que eu não sou o Frederico Bérnard Carvalho, co-autor de um livro intitulado "Do Secreto ao Discreto", apesar de parecer, tanto mais que há uns tempos também falei aqui de Portugal ser o "Porto do Graal".

Apelo falso?

Começa a ser estranhamente vulgar surgir na nossa caixa de correio um emocionante apelo de uma mãe a quem desapareceu um filho...
Há dias chamaram-me a atenção para este texto que vinha acompanhado da foto de uma menina:

"Só vos peço 30 segundos para reenviarem.

Obrigado.
Não custa nada e Deus queira que nunca nenhum de nós necessite de recorrer á Internet para pedir este tipo de ajuda.

Bastam alguns segundos para reencaminhar esta mensagem para quem você conhece.

A minha filha Maria Cecília, está desaparecida desde o dia 26 de Fevereiro.
Por favor se alguém tiver visto. Favor informar
21 782 69 408
Pode ligar a cobrar.

Obrigada"

Regista-se nesta mensagem o facto do número de telefone ter 10 dígitos, em vez dos normais 9 números.
Uma mãe preocupada não iria descurar aquele detalhe...
Hoje fiz a experiência e liguei para o número. Assim que se marcam os primeiro nove dígitos, o telefone não assume depois o último. Porém, o número 21 782 69 40, também não está atribuído.
Quem ganha com isto?
Alguém que queira fazer uma experiência na Net para ver como se processa um esquema de circulação de mensagens?! Talvez...
Criar medo nos pais para que no futuro aceitem implantar um chip nos filhos?!... Muito provável...

Convite para hoje, às 15 horas

9 de Março de 2006
Exmo. Sr. Frederico Carvalho,

A Associação Académica da Faculdade de Direito (AAFDL), em estrita
cooperação com o Jornal da Faculdade de Direito "Factispecie", e com o
total apoio institucional da Faculdade de Direito de Lisboa (FDL), vem
por este meio convidar Vossa Exa. a participar numa conferência
subordinada ao tema “A Guerra”.
Esta conferência visa premiar o debate académico das diferentes
perspectivas da temática em questão. Nomeadamente,
•Perspectiva filosófica/ideológica (política e religiosa);
•Perspectiva histórica (influência da Guerra na evolução da
Humanidade);
•Perspectiva informativa/mediática;
•Perspectiva institucional.
.Teoria da conspiração
O Painel será constituído por quatro/cinco elementos, sendo que cada
um deles ficará a cargo por uma das abordagens supracitadas.
Desde já contamos com a presença do Prof. Doutor Vera Cruz, docente
da Faculdade de Direito de Lisboa na área Histórico-Jurídicas, e com a
presença do ilustre Prof. Doutor Nuno Nabais, docente de Filosofia da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Aguardamos também a
confirmação do convite endereçado Exmo. Sr. Doutor António Vitorino.
Desta forma, reservámos para Vossa Exa., o convite á dissertação e
debate do plano invisível da guerra. Neste âmbito, acreditamos
que existem vários factores que podem influenciar o fenómeno da
Guerra, sendo que muitos não são apreensíveis para o Homen comum. Será
extremamente interessante, que Vossa Exa. possa também abordar o
conflito de interesses instalados, bem como outras perspectivas que
Vossa Exa. considere pertinentes abordar.

A conferência será realizada em duas fases distintas. No primeiro
dia, está programado o visionamento do filme “Underground” de Emir
Kusturica, que desde já nos comprometemos a disponibilizar uma cópia a
Vossa Exa. Este filme, baseado na experiência das guerras que
assolaram os Balcãs, servirá de mote a toda a discussão inerente à
Conferência. No segundo dia, realizar-se-á a Conferência propriamente
dita.
Este evento está provisoriamente agendado para os dias 15 de
Março, a realizar-se no Auditório Principal da FDL.
Conscientes da problemática suscitada, consideramos essencial a
Vossa presença, facto que seria extremamente prestigiante e honroso,
não só para o próprio evento, como também, para a própria Faculdade.
Aguardamos uma resposta ao nosso convite e, mostramos desde já, o
nosso agradecimento pela atenção dispendida,
Sem mais, e com cordiais saudações académicas,

20060313

Sons do tempo dos piratas

Graças à Gil, descobri algo que muita gente vai gostar de ouvir...

20060312

Código "V"

"As pessoas não deviam ter medo dos seus governos. Os governos é que deviam ter medo dos seus povos".

"Remember, remember the fifh of November"...

Isto não aconteceria em Guantánamo

Afinal, parece que há pena de morte em Haia...

20060311

Chama-se D. Pedro VI

Na sequência de dois textos sobre uma solução monárquica para Portugal que não passaria obrigatoriamente pela solução D. Duarte, conforme explico aqui e aqui, vou finalmente concluir a minha ideia, especialmente agora que já foi "entronizado" o novo Presidente da República.
A solução de proponho é a descendência da irmão de D. Pedro IV e de D. Miguel, D. Ana de Jesus Maria de Bragança, uma mulher muito à frente da sua época, que casou com o primeiro Duque de Loulé. O actual representante, D. Pedro José Folque de Mendoça Rolim de Moura Barreto, o sexto duque de Loulé, daria um legítimo D. Pedro VI, Rei de Portugal.

Uma frase

"A conspiração não é uma teoria, é um crime".

- Nelson Demille, in "Crepúsculo Fatal".

20060309

Mil palavras

Entretanto, no mundo real...

O Presidente do país onde existem mais cidadãos de língua portuguesa esteve hoje em Inglaterra...

Lamento, mas hoje não me dá lá muito jeito...

20060308

O inquérito ao cidadão

De vez em quando deixam-me na caixa de correio o "Inquérito Nacional de Consumo". Não quero ser mauzinho, mas creio que há uns anos o envelope onde isto vinha tinha símbolos da República, para dar um ar mais oficial e de Estado a algo que é puramente privado e comercial, mas... adiante...



Querem saber tudo mesmo. Desde onde vivemos e o nome do local onde fazemos compras no nosso bairro: "Hábitos de Compras", itens 2 e 3, na página 2 (clicar na imagem para a ampliar):



Depois há, na página 3, os itens que permitem saber se fazemos compras à distância e ainda o que fazemos como actividades de lazer e o que lemos lá em casa...



Até querem saber (página 4) se temos gato ou cão... E como vai a saúde da família... E o carro é de que ano? E que marca? E qual é o modelo? E quantos tem? e carta de condução?...



Depois há a casa (pág. 5) e o rendimento familiar. Em detalhe. E a banca e os seguros...



E, finalmente, o "planeamento financeiro" as telecomunicações e "internet e computador"...



Há uns anos, quando trabalhava no "Tal&Qual", fiz uma reportagem sobre a empresa que estava por detrás disto. É uma empresa norte-americana que antes chamava-se Claritas mas hoje tem outro nome: Acxiom. Na altura a fotografia do responsável tinha uma legenda que, salvo erro, dizia o seguinte: "Não somos a CIA"...
Pois, mas pareCIA!

Chamam-se Irfan Raja e Awaab Iqbal

"Informações que poderiam ser usadas na preparação de ataques

Dois adolescentes britânicos acusados de crimes relacionados com terrorismo

Dois adolescentes britânicos de 18 anos de idade foram acusados de terem informações susceptíveis de serem usadas para fins terroristas, anunciou hoje a Scotland Yard.
De acordo com a polícia de investigação britânica, citada pela estação de televisão Sky News, os inquéritos aos dois jovens foram abertos na sequência de uma investigação a grupos ilegais no estrangeiro.
Um dos jovens, identificado como Irfan Raja, um estudante de Ilford, no Essex, terá 'acedido a informações úteis a quem prepare ou cometa um acto terrorista'.
Sem revelar a que tipo de informação se refere, a Scotland Yard adianta que o jovem foi detido no passado dia 27, depois de ter comparecido numa esquadra da polícia.
O outro jovem, Awaab Iqbal, foi acusado de posse de informação da mesma natureza, tendo sido detido em sua casa no passado dia 3, em Bradford.
Os dois jovens serão presentes amanhã a um juiz num tribunal londrino".

No outro dia perguntei a uma senhora se sabia quando é que chegaria o próximo autocarro. Ela disse-me que não devia faltar muito tempo. A partir desse momento terei "acedido a informações úteis a quem prepare ou cometa um acto terrorista".
Há fanáticos que podem suicidar-se num atentado terrorista. Sim. Porém, quem cria as condições e coloca as ideias na mente dos fanáticos são indivíduos muito inteligentes.
E nada fanáticos.
São indivíduos que manipulam a cabeça dessas pessoas para seu lucro pessoal. E uma das formas de manipulação é fazer-nos ter medo, muito medo. E a polícia ajuda-os, pois já não nos protege: protege-se à custa da nossa perda de humanismo.
Temos de ser um número para que a polícia vigie mais facilmente o perigo que ela própria ajudou a criar à custa de ser como os acéfalos e obdientes cães de guarda do triunfo dos porcos.
Hoje ainda sabemos que os jovens ainda não são um número.
Hoje ainda sabemos como o nome de cada um.
Chamam-se Irfan Raja e Awaab Iqbal.
Hoje ainda nos podemos preocupar com o futuro...

Ainda dizem às pessoas que não há condições políticas para Portugal ser uma Monarquia

Num pequeno país de 10 milhões de cidadãos, a caminho dos 900 anos de História, onde nos últimos 100 anos quase metade foi vivido em Ditadura, temos já como resultado de 30 anos de Democracia Republicana três ex-presidentes da República a viver à base do dinheiro público - Ramalho Eanes, Mário Soares (sim, eu sei, neste caso é da Fundação que ele recebe a massa, mas querem mesmo que fale sobre quem pagou a Fundação?!?!?!?! Querem?!?!?!) e Jorge Sampaio.
E amanhã junta-se um quarto nome a esta lista com a "entronização" do actual Presidente da República, Cavaco Silva.
São quatro salários, mais o dos assessores de cada um e segurança a que têm direito.
Uma família real moderna, creio, não consumiria tanto do nosso dinheiro.
Portugal tem 10 milhões de cidadãos, dos quais só cerca de metade pode votar e, dentro deste último número, mais de metade não exerce o seu direito de voto. Contudo, temos três ex-presidentes e um presidente reinante... Boa!
Este Presidente da República, por mais promessas que faça, por mais boa vontade que tenha até, nunca terá a mesma força que o símbolo de um Rei para representar o Povo de Portugal no mundo.
Portugal, onde a mulher do Presidente da República é "eleita" no pacote do candidato sem ser directamente sufragada vai depois representar o Estado. Isto não pode merecer o nome cabal de República.
A não ser que seja de bananas... Aí sim, concordo.

"Brokeback Mountain" - versão bombeiro...

"Bombeiro preso nos EUA por ter relações sexuais com ovelha
Um bombeiro do Arizona foi preso na terça-feira na região de Phoenix (EUA) por ter sido surpreendido a ter relações sexuais com uma ovelha. LeRoy Johnson, de 52 anos, namorava uma ovelha num rancho de Mesa, quando o proprietário do animal o apanhou literalmente de calças na mão. Alertado pela filha de que estava um homem a roubar os animais, Alan Goats deu de caras com o subchefe dos bombeiros no seu celeiro".

Pois! Se fosse com bombeiros, eram as ovelhinhas que estavam lixadas lá na montanha! E, já agora, será que o nome do rancheiro, "Goats", é mesmo assim?!

Depois admira-te!

"Uma empresa dos EUA substituiu cartões de segurança pela implantação de ‘chips’ no braço de dois funcionários. O caso lembra o livro ‘Admirável Mundo Novo’, de Aldous Huxley, no entanto, o avançar das tecnologias de controlo pode ser mais perigoso do que se julga. Os portugueses já começam a sentir isso".

Habitua-te ao teu número, número

José Sócrates cumpriu hoje uma promessa eleitoral: apresentou o "Cartão Único", que na altura ficou conhecido como o "CU".
Só que "CU" não dava muito jeito, pois provavelmente haveria quem não gostasse de dar o "CU" nas Finanças, ou dar o "CU" à polícia, ou mostrar o "CU" a uma funcionária de um hospital...
Mudaram-lhe o nome para "CC" - "Cartão do Cidadão", que vai ser uma maravilha do caraças! Todos os cartões num só: BI, NIF e Cartão de Saúde. Fora com a burocracia, fora com aquela confusão de vários números e um monte de cartões diferentes que se perdem.
Agora é mais fácil para o cidadão.
Só espero, só espero mesmo, que ninguém seja impedido de ser atentido num hospital apenas porque não pagou as multas de trânsito ou tem dívidas fiscais.
Só espero, só espero mesmo, que ninguém seja impedido de obter um emprego porque tem uma longa ficha clínica.
Só espero, só espero mesmo, que ninguém seja detido pela polícia e perca o seu emprego porque andava a altas horas da noite na rua a fazer festas com os amigos.
Só espero, só espero mesmo, que o cruzamento de dados sejam salvaguardados e que este cartão não venha a transformar-se no primeiro passo para o projecto do implante corporal de um "chip".
No dia em que a polícia abordar uma pessoa inocente na rua, não o vai chamar de "senhor" ou "senhora". Vai dizer: "cidadão" ou "cidadã".
E depois vai ver o seu número.
Não é o nome.
É o número.
Não é o teu nome.
Não é aquilo que os teus pais te deram com amor.
É o teu número.
Assim. Frio.
Como o Estado a que isto chegou.
Porque deixaste.
Acabou-se o amor.
Habitua-te ao teu número, número.

Kissinger é bem-vindo a Portugal?

Soube que Henry Kissinger deverá vir a Portugal para participar num almoço-conferência organizado pelo "Diário Digital". Está tudo neste blog chamado "Kissinger em Portugal".

20060307

Cada vez seremos menos indivíduos e cada vez mais um número...

Hoje, no "Público":

"Os responsáveis pelo projecto-piloto que vai testar os futuros passaportes electrónicos portugueses vão distribuir, até Junho deste ano, novos documentos pelos membros do Governo, Parlamento e corpo diplomático.
Foi o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, quem o confirmou ao PÚBLICO, a propósito de uma das iniciativas que o Executivo prevê que arranquem com emissões regulares a partir de Julho deste ano, 'de forma articulada com o futuro cartão do cidadão, honrando os compromissos internacionais do Estado português'.
Este novo passaporte trará consigo nova tecnologia que torna mais difícil a falsificação dos documentos, juntando-se assim aos dados biográficos já constantes nos actuais documentos. A inclusão de dados biométricos num chip electrónico é um dado adquirido.
Numa primeira fase, os dados biométricos de que se fala são a fotografia digital em três dimensões e as impressões digitais dos dez dedos das mãos. Numa fase posterior, os passaportes poderão exibir a íris do portador (tecnologia de identificação reproduzida no filme de Steven Spielberg Relatório Minoritário)".

No filme de Spielberg, o Tom Cruise arrancava os olhos para poder fugir à polícia visto que andava a ser perseguido por um crime que ainda não cometera...

20060306

Oficial: Diana morreu num acidente de carro!

"The Daily Mail can reveal that following a two-year investigation, Lord Stevens plans to release an interim report saying there is no evidence she was killed unlawfully. His findings undermine the many conspiracy theories surrounding the 1997 car crash in a Paris underpass".
Mas também alguém estava à espera que não seria esta a conclusão?!

Etiquetas:

Cheira-me que os ingleses começam a ficar um bocadinho fartos de Mourinho...

"The Portuguese continues to kick up a stink but all he carries is a handful of barbs, shorn of any illusions of good nature. Whereas before Mourinho's magic was in his unpredictability - what would the funny man do next? - now it is all too predictable and frustrating, and too often to the detriment of those who really deserve the attention; whether that is Chelsea's players or their opposition.
Chelsea are managed by arguably the finest manager in the world but their quest to be loved as well as respected is a dream getting more distant with every, ever more boring, Mourinho tantrum".

Imagens para a verdadeira história da substituição de Durão Barroso por José Sócrates que ainda está para contar

José Sócrates, na reunião anual do grupo Bilderberg, em Itália, que teve lugar entre os dias 4, 5, e 6 de Junho de 2004. Este socialista era então um simples deputado, porém estava já a ser "preparado" para substituir Ferro Rodrigues na direcção do PS e depois poder disputar as eleições legislativas que se iriam arranjar em breve...




Santana Lopes, então presidente da Câmara de Lisboa e número 2 na liderança do PSD, o homem que inevitavelmente iria ter de substituir Durão Barroso quando este anunciasse a sua ida para Bruxelas, ainda antes do fim desse mês de Junho. Santana iria manter-se na liderança do governo até ao momento em que José Sócrates estivesse em condições para ganhar as eleições. Ele fez tantos erros na sua curta governação que até pareciam ser de propósito, não?!...




Os encontros do grupo Bildeberg reúnem uma vez por ano políticos e grandes empresários. Os políticos são "entrevistados" de forma a terem o aval dos donos de, por exemplo, bancos e outras empresas com domínio na Comunicação Social. Só com o apoio financeiro e jornalístico destes últimos é que os políticos podem ter hipóteses de poder vir a ser governantes dos seus países.
Cada vez mais os nossos políticos têm menos poder caso não alinhem nas estratégias dos patrões das grandes multinacionais. Sendo assim, os nossos governantes mais não são do que obedientes representantes de Conselhos de Administração de multinacionais. Foram estes que, de uma maneira ou outra, os fizeram eleger. E caso esses políticos queiram manter-se nas boas graças dos magnatas, devem obdecer. O interesse dos eleitores, é óbvio, está no fim da escala alimentar destes tubarões que alienam a população com jogos de futebol e alimentam uma Imprensa que se auto-censura.

20060304

Se tens mérito, mas...



Está visto que o trabalho honesto não conta para nada!...

Entrevista a Oswald Le Winter na revista "Magazine Grande Informação"




20060303

O outro livro do TWA 800

Ainda a propósito da edição portuguesa do livro de ficção sobre a queda do TWA 800, devo dizer que a ficção resulta da extrapolação que, por exemplo, deu origem a este livro editado dois anos depois da queda do avião.




Lembro-me que, por alturas de Setembro de 2001, o economista António Borges inscreveu-se no PSD e Marcelo Rebelo de Sousa, nos comentários de domingo da TVI, realçara a "boa estrelinha" do novo militante por ter sobrevivido a uma tragédia aérea. Escrevi então um texto para o "Tal&Qual" a dizer que o caso do voo TWA 800 nunca foi cabalmente esclarecido e estava envolto em polémica da grossa. O artigo, escrito antes do 11 de Setembro, foi publicado no "Tal&Qual" do dia 14 de Setembro de 2001.

Com os olhinhos a brilhar

Sócrates almoçou hoje com o Presidente da República eleito, Cavaco Silva. Foi em Oeiras e serviu "para trocar impressões sobre os principais temas governamentais". Esta foi, oficialmente, a primeira conversa que Sócrates teve com Cavaco desde as eleições de 22 de Janeiro. Por acaso, hoje, antes de saber isto, até me lembrei desta canção de Sérgio Godinho... vá-se lá saber porquê!:

Com um brilhozinho nos olhos
e a saia rodada
escancaraste a porta do bar
trazias o cabelo aos ombros
passeando de cá para lá
como as ondas do mar.
Conheço tão bem esses olhos
e nunca me enganam,
o que é que aconteceu, diz lá
é que hoje fiz um amigo
e coisa mais preciosa
no mundo não há.

Com um brilhozinho nos olhos
metemos o carro
muito à frente, muito à frente dos bois
ou seja, fizemos promessas
trocámos retratos
trocámos projectos os dois
trocámos de roupa, trocamos de corpo,
trocámos de beijos, tão bom, é tão bom
e com um brilhozinho nos olhos
tocámos guitarra
p'lo menos a julgar pelo som

E que é que foi que ele disse?
E que é que foi que ele disse?
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
passa aí mais um bocadinho
que estou quase a ficar louco
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tanto
portanto,
Hoje soube-me a pouco

Com um brilhozinho nos olhos
corremos os estores
pusemos a rádio no "on"
acendemos a já costumeira
velinha de igreja
pusemos no "off" o telefone
e olha, não dá p'ra contar
mas sei que tu sabes
daquilo que sabes que eu sei
e com um brilhozinho nos olhos
ficamos parados
depois do que não te contei

Com um brilhozinho nos olhos
dissemos, sei lá
o que nos passou pela tola
do estilo és o "number one"
dou-te vinte valores
és um treze no totobola
e às duas por três
bebemos um copo
fizemos o quatro e pintámos o sete
e com um brilhozinho nos olhos
ficamos imóveis
a dar uma de "tête a tête"

E que é que foi que ele disse?

E com um brilhozinho nos olhos
tentamos saber
para lá do que muito se amou
quem éramos nós
quem queríamos ser
e quais as esperanças
que a vida roubou
e olhei-o de longe
e mirei-o de perto
que quem não vê caras
não vê corações
com um brilhozinho nos olhos
guardei um amigo
que é coisa que vale milhões.

E que é que foi que ele disse?

20060302

Este é o livro do TWA 800



Para acabar de uma vez por todos com as dúvidas, esta é a edição portuguesa, de Agosto de 2005, do livro de ficção sobre a queda do TWA 800 onde estava previsto viajar o social-democrata António Borges.

20060301

Mais um exemplo de plágio no "O Código da Vinci"

Depois de ter mostrado um possível exemplo de plágio feito por Dan Brown ao livro de 1982 "O Sangue de Cristo o Santo Graal", onde, no capítulo 37 do "O Código da Vinci, o autor norte-americano troca "SS" e "Gestapo" por "CIA", eis mais um exemplo que saquei daqui:

"(...)a line in the 1982 book read 'if Jesus were not married, this fact would have been glaringly conspicuous' and added later 'surely at least one of the Gospel accounts would make mention of so marked a deviation from custom'.
He compared this with a passage from Brown's novel, which reads 'if Jesus were not married, at least one of the Bible's gospels would have mentioned it and offered some explanation for his unnatural state of bachelorhood'".